Publicidade
Cotidiano
Notícias

Seminário discute relação entre Poder Judiciário e Imprensa em Manaus

O evento contou com a participação do e=senador Bernardo Cabral e o munistro do STJ, Tarso Sanseverino 20/05/2012 às 15:25
Show 1
O ex-senador Bernardo Cabral foi o primeiro a palestrar
Mariana Lima Manaus

Um seminário para discutir a relação entre Poder Judiciário e a Imprensa foi realizado durante todo sábado (19)  no auditório da Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam) contando com palestrantes de peso como o ex-senador Bernardo Cabral e o ministro do STJ, Tarso Sanseverino. O evento, organizado em parceria com a Rede Calderaro de Comunicação, foi direcionado aos magistrados, advogados, jornalistas e sociedade em geral e teve como participação especial.

Com o tema “A Constituição e a liberdade de imprensa”, o advogado e ex-senador Bernardo Cabral abriu uma série de quatro palestras que abordam temas relacionados a Justiça e a Imprensa. Durante sua explanação, Cabral lembrou que a liberdade é um tema difícil de ser abordado, pois há diversos fatores subjetivos que interferem neste termo.

Em relação a importância de se cultivar esta liberdade de imprensa em ano eleitoral: “Na atualidade é necessário que a imprensa seja respeitada e que ela também respeite o direito dos outros. Que ela noticie com sua liberdade sem transformar casos em causas, onde cada um possa externar suas simpatias ou antipatias. É importante a gente deixar vivo a liberdade de imprensa porque é sinônimo de que democracia está vivendo. Quando temos uma ditadura a imprensa é amordaçada e isso é péssimo para o país”, disse o ex-senador.

Temas como “A jurisprudência do STJ a respeito das ações de indenização por dano moral por fato da imprensa”, “A imprensa livre e as garantias constitucionais de cidadania” e “O sigilo da fonte” também foram abordados.