Publicidade
Cotidiano
Notícias

Semmas denuncia destruição de mudas na Djalma Batista

A secretaria irá solicitar as imagens das câmeras de segurança do Ciops para tentar descobrir os responsáveis pela destruição das mudas plantadas e das grades instaladas. 10/09/2012 às 20:37
Show 1
Vândalos destroem mudas plantadas na Djalma Batista
acritica.com Manaus (AM)

Levantamento realizado por uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) identificou, no final da tarde desta segunda-feira (10), que pelo menos 25 mudas, 47 tutores e nove gradis que fazem a proteção das árvores plantadas na Avenida Djalma Batista, Zona Centro-Sul da cidade, foram alvo da ação de vândalos que podem ter agido com a intenção de destruir o patrimônio ambiental da cidade.

O trecho mais atingido foi o localizado entre o Amazonas Shopping e o Motel Cobra, com 19 mudas destruídas e 31 tutores arrancados. O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, que vistoriou pessoalmente a situação das mudas, informou que já solicitou o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, no sentido de obter as imagens captadas pelas câmeras do Centro Integrado de Operações da Polícia Militar (Ciops), ao longo da via, a fim de identificar os responsáveis pelo vandalismo.


O caso será encaminhado também à Delegacia Especializada em Meio Ambiente, da Polícia Civil, para que um inquérito seja instaurado e levado à Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa). As multas aplicadas para esse tipo de crime, de supressão vegetal em via pública sem autorização, podem variar de R$ 3 mil a R$ 30 mil.

Uma das situações detectadas foi a de um estacionamento que utilizou um dos gradis para afixar uma placa que oferecia vagas num terreno particular situado ao lado da avenida. Parte das mudas e gradis destruídos foi retirada na noite desta segunda-feira e a partir da terça-feira (11) as empresas responsáveis pela manutenção da arborização da via e colocação dos gradis trabalharão na recomposição do canteiro central.


A arborização da Avenida Djalma Batista foi realizada no último mês de junho, marcando a abertura da Semana do Meio Ambiente 2012, da Prefeitura de Manaus. Desde o plantio até agora, mais de 150 das 347 mudas de ipê plantadas no local precisaram ser repostas, gerando um prejuízo na formação de uma arbortização homogênea para o canteiro central da avenida e penalizando o meio ambiente, com o atraso nos benefícios que aquelas plantas proporcionarão.