Publicidade
Cotidiano
Notícias

Semmas vistoria árvore afetada por vazamento de rede de distribuição da Manaus Ambiental

--- 18/12/2012 às 13:36
Show 1
O oitizeiro com mais de 50 anos, está correndo perigo de morrer
acritica.com Manaus (AM)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) solicitou da empresa Manaus Ambiental que avalie a situação da rede hidráulica da Avenida Joaquim Nabuco, no Centro, visando conter um suposto vazamento que está afetando o tronco de uma árvore existente na via.

Uma equipe do Departamento de Arborização e Paisagismo da Semmas esteve no local na manhã desta terça-feira (18), após receber denúncia por meio do Disque Linha Verde (08000-92-2000).

A árvore, um oitizeiro com mais de 50 anos, situada na esquina da Rua Huascar Figueiredo com a Joaquim Nabuco, compõe um dos conjuntos arbóreos mais tradicionais da cidade e o vazamento pode comprometer a saúde e a estabilidade da árvore.

Para evitar que o oitizeiro seja prejudicado, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, determinou que todas as providências fossem tomadas sem sacrifícios à árvore.

Perigo de morte

De acordo com o diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Heitor Liberato, o excesso de umidade, causado pela infiltração, pode comprometer o espécime. Quem passa pela rua, se surpreende com a visão inusitada da água saindo de dentro do tronco do oitizeiro.

“Provavelmente, houve o rompimento da rede de abastecimento que passa pelo local e a água está fluindo por algum orifício existente na altura do colo da planta”, afirmou. Segundo ele, os danos à árvore serão avaliados após o parecer da concessionária.

No local, foram constatadas também outras irregularidades, a exemplo de uma barraca de ambulante acorrentada à árvore e uma placa de madeira afixada com pregos. O proprietário da barraca não foi encontrado até o momento para que possa ser notificado a fazer a retirada da corrente. A placa foi retirada do local juntamente com os pregos.