Publicidade
Cotidiano
Notícias

Senado paga mais de R$ 5 milhões de IR não recolhido de salários extras de senadores

Apesar de considerar o benefício como ajuda de custo e, portanto, não tributável, a Mesa Diretora do Senado decidiu pagar o imposto e depois entrar na Justiça para reaver o dinheiro 27/11/2012 às 21:02
Show 1
Plenário do Senado
Mariana Jungmann/Agência Brasil ---

O Senado pagou à Receita Federal R$ 5,04 milhões referentes ao Imposto de Renda sobre o pagamento de salários extras de senadores não recolhido na fonte entre os anos de 2007 e 2011.

Apesar de considerar o benefício como ajuda de custo e, portanto, não tributável, a Mesa Diretora do Senado decidiu pagar o imposto e depois entrar na Justiça para reaver o dinheiro. Ao todo, foram pagos os impostos devidos de 119 senadores, ex-senadores e suplentes ao longo dos últimos cinco anos. O décimo quarto e o décimo quinto salários são pagos aos parlamentares no início e fim de cada ano.

Um grupo de 46 senadores e ex-senadores, no entanto, optou por pagar o Imposto de Renda do próprio bolso. Eles não terão os valores pagos pelo Senado e já comunicaram à Mesa Diretora da Casa que farão o pagamento direto à Receita Federal. A lista dos parlamentares que decidiram quitar as próprias dívidas com o Fisco pode ser conferida no blog do Senado: www.senado.gov.br/blog.