Publicidade
Cotidiano
Notícias

Simpósio internacional de Energia Sustentável acontece no AM

Durante a terça-feira 927) e quarta-feira (28), o "Amazon Greenergy" reúne as seis maiores empresas do mundo que atuam no segmento de energia solar e renovável durante para discutir novas possibilidades de atuação no estado do Amazonas. 26/11/2012 às 21:35
Show 1
Energia solar
acritica.com Manaus (AM)

Discutir uma proposta de Plano de Atração de Empresas do Setor de Energias Renováveis para o Estado é o objetivo do Governo do Amazonas, que visa movimentar o setor e abrir novas oportunidades de negócios. Na terça (27) e quarta-feira (28), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) vai reunir as seis maiores empresas do mundo que atuam no segmento de energia solar durante o "Amazonas Greenergy - Simpósio Internacional de Energia Sustentável", que acontecerá no Auditório Gilberto Mendes de Azevedo, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na Avenida Joaquim Nabuco, Centro, Zona Sul de Manaus.

Programação

Na terça-feira (27), o evento inicia às 18h, com credenciamento, logo em seguida, a palestra de abertura com Mauro Passos - Diretor do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Instituto IDEAL). Já na quarta-feira (28), o evento começa às 8h30 e vai até às 18h.

A ideia é definir regras, incentivos fiscais e investimentos a partir de uma política industrial de fomento à cadeia produtiva de energias renováveis no Brasil, desenvolvendo o mercado de equipamentos e serviços, incluindo a atração de investidores internacionais e favorecimento da transferência de tecnologia. As discussões vão girar em torno também do incentivo a inserção gradual de tecnologias na matriz elétrica local a partir dos leilões conduzidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de promover a articulação institucional junto a Eletrobrás,
Ministério das Minas e Energia (MME) e Governo do Amazonas, para a criação de uma estratégia de incentivos apropriados à geração de energias renováveis no ambiente do setor.

Dentre os convidados confirmados estão: Antônio Merino - Presidente da Abengoa (Espanha); João Carro Aderaldo - Vice-Presidente da Schneider Eletric (França); Cláudio Loureiro - Diretor da Canadian Solar (Canadá); Sergio Beninca - Presidente da Kyocera Brasil (Japão); Marcelo Pinho - Gerente de Negócios da Dresser-Rand Guascor (EUA); Carlos Delpupo – Gerente de Negócio da Helios Strategia (Israel); além de Mauro Passos - Diretor do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Instituto IDEAL).

O Simpósio é fruto de parceria com a Eletrobras Amazonas Energia e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan).