Publicidade
Cotidiano
Varejo

Supermercados de Manaus adotam moderno software para agilizar o sistema de compras

Com poucos meses de atividade empresa já conseguiu implantar o software Gôndola em um grande estabelecimento da cidade, o supermercado Expresso Tarumã, no bairro de mesmo nome 24/04/2016 às 15:53 - Atualizado em 24/04/2016 às 16:13
Show 1074426
Na cidade, a tarefa vem sendo executada pela empresa de tecnologia Gôndola, criadora de um software voltado para o segmento varejista. (Winnetou Almeida)
Oswaldo Neto Manaus (AM)

Manaus é repleta de supermercados com tamanhos diferenciados, desde grandes redes até os famosos “mercadinhos” espalhados pelos bairros. No entanto, o avanço da tecnologia e a difusão do conceito de gestão tornou dever de qualquer empresário ter em mãos informações mais rápidas sobre o seu negócio, muitas delas capazes de contribuir para o desenvolvimento daquele estabelecimento.

Na cidade, a tarefa vem sendo executada pela empresa de tecnologia Gôndola, criadora de um software voltado para o segmento varejista. Fundada em Santa Catarina, a Gôndola existe há 20 anos no mercado brasileiro e começou a atuar em Manaus em janeiro deste ano juntamente com a empresa Amazonas Tecnologia.

De acordo com o diretor-executivo, Anísio Iahn, com poucos meses de atividade a empresa já conseguiu implantar o sistema Gôndola em um grande estabelecimento da cidade, o supermercado Expresso Tarumã, no bairro de mesmo nome. 

Segundo ele, embora outros supermercados utilizem softwares de empresas concorrentes, o sistema tem o diferencial de ser criado especialmente para supermercados. “Os nossos concorrentes atuam em varejo como um todo, e em alguns casos até em indústrias, mas o nosso software é voltado para supermercados. É uma gestão de compras muito forte e a informação para o supermercadista é mais detalhada e mais segmentada”.

Conforme Iahn, a importância da compra dentro do setor é algo que pode ser dimensionado pelo sistema. “O controle do estoque, financeiro, contas a pagar e receber, inventários, comanda eletrônica... Tudo isso já está integrado no software”.

Do pequeno ao grande

Iahn explica que a implantação do sistema nos supermercados dura até duas semanas. No entanto, todo o processo é acrescido de treinamento realizado pela empresa. Segundo ele, o Gôndola é aplicável em qualquer tipo de supermercado. 

“Ele é indicado para pequenos, médios e grandes supermercados. Sejam com redes de distribuição ou depósitos centrais. É agilidade que possibilita controle de resultados e melhor custo-benefício”, ressalta.

Implantação a partir de R$ 15 mil

A abrangência a qualquer tipo de supermercado  permite que o Gôndola armazene várias informações de gestão. Quem explica é o representante comercial da Amazonas Tecnologia, Ernane Alencar. Segundo ele, o Gôndola possibilita a migração do conhecimento adquirido acompanhando o crescimento do supermercado. “Muitas vezes você opta por uma empresa quando você é pequeno, mas os processos que ele aprendeu vão crescendo, e o software vai se adequando às necessidades”.

Ainda segundo ele, o valor médio para a implantação do sistema é de R$ 15 mil. “Todo o investimento que o empresário fez no equipamento, no treinamento e no softwate, ele não perde. Hoje no mercado todos precisam pensar no futuro e esse sistema é basicamente uma ferramenta voltada para o amanhã”, afirmou.