Supremo retoma nesta segunda-feira o julgamento do mensalão
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma amanhã (1º), a partir das 14h, o julgamento da Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão, com a conclusão do voto do ministro Antonio Dias Toffoli, interrompido no dia 27 para ele integrar a sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 30/09/2012 às 15:04
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma amanhã (1º), a partir das 14h, o julgamento da Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão, com a conclusão do voto do ministro Antonio Dias Toffoli, interrompido no dia 27 para ele integrar a sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Depois de Toffoli, votarão os ministros Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e o presidente do STF, Carlos Ayres Britto.
Após a conclusão desta fase de votação, o ministro-relator Joaquim Barbosa inicia a leitura do seu voto sobre a denúncia de corrupção ativa envolvendo o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares. No total, houve 29 sessões.
Apenas nesta estapa já há maioria de votos na Corte Suprema para condenar seis dos sete parlamentares dos partidos que compunham a base aliada do governo – Partido Progressista (PP), Partido Liberal (PL), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Os parlamentares são acusados de corrupção passiva na ação. A fase de votações que será retomada amanhã refere-se à compra de apoio político entre 2003 e 2004. Os denunciados são acusados de terem recebido dinheiro das empresas do publicitário Marcos Valério para garantir apoio na votação de matérias de interesse do governo.
Na semana passada, votaram os ministros Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Dias Toffoli começou sua leitura. Na quinta-feira (27), Toffoli iniciou a votação antes de Cármen Lúcia atendendo a pedido da ministra que também preside o TSE e deixou a sessão mais cedo para resolver questões relativas às eleições municipais do dia 7.
+ Cotidiano
-
Laboratório testa vacina com resultado duradouro con...
-
Seminário sobre surdez e implante
-
PRTB anuncia apoio à pré-candidatura de Wilson Lima ...
-
Polícia marca para maio reconstituição do assassinat...
-
Feira Agroindustrial deve movimentar até R$ 700 mil ...
-
Morre aos 88 anos Ruth Prestes Gonçalves, grande edu...
-
Mais de 1,4 mil travestis e transexuais pediram nome...
-
Manuela alfineta Temer no último evento de agenda em...
-
Operadoras de celular perderam mais de 7 milhões de ...
Veja também
- Randolfe Rodrigues protocola pedido de impeachment contra Temer
- Ministra Cármen Lúcia assume a presidência do Brasil na sexta (13)
- 'Janela partidária' reduz bancadas do PROS e do PSD
- Quatro vereadores podem perder mandato caso troquem de partido
- FCecon recebeu em quatro anos mais de R$ 4 milhões em recursos
- Filósofo Leandro Karnal realiza palestra sobre ética em Manaus
- Um terço dos parlamentares da ALE deve sair pela ‘janela partidária’
- Mulheres são 45% nos partidos; em Casas Legislativas elas são 4%