Publicidade
Cotidiano
Notícias

Susam inicia campanha para aumentar doação de leite materno

A atividade, com o tema ‘Amamentação, primeiros passos para a vida saudável’, é alusiva ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano e será realizada durante toda a semana, em Manaus 20/05/2014 às 11:33
Show 1
Katlen Nascimento foi orientada no Instituto da Mulher sobre como higienizar e ordenhar o seio e se tornou doadora
Chris Reis ---

Milhares de bebês são beneficiados, anualmente, com o leite humano oriundo do Banco de Leite das Maternidades Ana Braga e Alzira da Silva Marreiro, no Galileia, e do Banco de Leite Fezinha Anzoategui. Com o intuito de aumentar a quantidade de leite em todas as unidades, está sendo realizada, durante toda a semana, uma programação destinada à estimulação da prática da doação de leite materno. A atividade, com o tema “Amamentação, primeiros passos para a vida saudável”, é alusiva ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

A campanha, que começou nesta segunda-feira (19) e segue até a próxima sexta-feira, envolve equipes dos três bancos de leite da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), e incluem diversas atividades que visam divulgar o funcionamento do serviço e orientar sobre a importância da doação do leite para ajudar a salvar a vida de bebês.

Somente no banco de leite humano Fezinha Anzoategui são beneficiados por ano, aproximadamente cinco mil bebês, de acordo com informações da coordenadora da unidade, Rafaela Faria. Ela explica que toda mulher que está no período de amamentação e tem excesso de leite materno pode doar.

Ainda segundo a coordenadora da unidade, os bebês que recebem o leite dos bancos são prioritariamente os que estão em situação especial, nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI´s) ou nos alojamentos conjuntos, locais onde ficam junto às mães, que por algum motivo não podem amamentar.

Cadastro

As mulheres que desejam doar devem fazer um cadastro e serão encaminhadas a alguns exames para saber se estão aptas à doação. “Se estiver tudo correto, uma equipe irá até suas casas orientá-las sobre como realizar a coleta e os procedimentos de como guardar o leite até que a equipe do banco de leite buscar o produto”, detalhou Rafaela Faria.