Publicidade
Cotidiano
Notícias

Tecnologia 4G no Amazonas só no fim de 2013

Implantação em Manaus deve tardar mais que em outras cidades. Internet será 20 vezes mais rápida 04/07/2012 às 08:06
Show 1
A internet deverá ser pelo menos 20 vezes mais rápida que a atual rede 3G
acritica.com Manaus (AM)

Manaus deve receber até o fim de 2013, a banda larga ultrarrapida de telefonia celular móvel, conhecida como rede 4G. Ela deve ser pelo menos 20 vezes mais rápida que a atual rede 3G. Nas metas estabelecidas pela Anatel, tem nove municípios que tem até dezembro de 2019 para a 3 geração entrar em funcionamento, mas em todos eles não consta a operadora.

Estão nessa situação: Alvarães, Amaturá, Anamã, Atalaia do Norte, Canutama, Itamarati, Japurá, Juruá e Uuarini. Outros três municípios já ultrapassou o prazo de implantação: Manaus, Anori e Apuí. Somente a Vivo diz que 18 municípios dos 45 que ela atende no Estado já tem tecnologia 3G. A empresa vem prometendo que até o fim do ano cobrirá 100% do Estado.

Também em março, na audiência pública da ALE, a TIM informou que estava presente em 21 municípios. Oi informou que 65% da população urbana do Estado era atendida pela cobertura 3G, enquanto a Claro disse que estava presente em 14 municípios sendo quatro 3G e prometeu ampliar a cobertura para 29% dos municípios, sendo 11% com 3G.

A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado discutiu a escolha e contratação de uma entidade para aferir a qualidade da banda larga na Região Norte, o que é importante para a gestão e qualidade dos serviços de comunicação e multimídia.

Veja também: Telefonia é escassa no interior do Amazonas