Publicidade
Cotidiano
Notícias

Testes rápidos de chikungunya, Zika e dengue serão distribuídos em fevereiro

Laboratórios receberão do Ministério da Saúde os kits para testes rápidos de detecção das três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti 16/01/2016 às 11:36
Show 1
Aedes aegypti é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do Zika vírus
Bruno Bocchini (Agência Brasil) São Paulo

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, anunciou que kits para testes rápidos de detecção do vírus Zika, da febre chikungunya e da dengue serão distribuídos para laboratórios de todo o país em fevereiro.

“Nós vamos, provavelmente, distribuir agora em fevereiro. Com esse kit, a pessoa vai tirar o sangue e vai saber imediatamente se está com dengue, chikungunya ou com Zika”, disse o ministro após visita ao Instituto Butantan, em São Paulo. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O kit foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), uma das unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde. Castro não deu detalhes sobre quais laboratórios receberão o material.

“Vamos distribuir os testes que forem necessários para que esse diagnóstico seja feito. Não faltarão recursos no Ministério da Saúde para o combate à microcefalia”, ressaltou, em referência à malformação, que está relacionada à ocorrência do vírus Zika em grávidas.