Publicidade
Cotidiano
Notícias

Total de 32 urnas apresenta defeito em todo o Amazonas

Do total de ocorrências, 16 urnas foram trocadas, sete em Manaus e nove foram substituídas no interior do Estado. Votações foram normalizadas 07/10/2012 às 14:13
Show 1
Do total de 501.923 urnas, 35 mil são novas, do Modelo UE 2011, adquiridas para atender à demanda crescente do eleitorado
A Crítica Manaus (AM)

Trinta e duas urnas apresentaram falhas técnicas durante as votações das Eleições Municipais 2012, até as 13h40 deste domingo (8), em todo o Amazonas. A maioria das urnas não chegou a ser trocada. As votações voltaram ao normal nos locais onde os equipamentos apresentaram falhas (15 ocorrências em Manaus e 17 no interior), após trabalhos técnicos.

Do total de ocorrências, 16 urnas foram trocadas, sete em Manaus e nove foram substituídas no interior do Estado, no municípios de  Autazes, Caapiranga, Careiro, Nova Olinda do Norte, Iranduba, Lábrea, Maués, Novo Airão, Parintins.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), as urnas apresentaram problemas variados como defeitos no teclado, falha na bateria interna, visor sem funcionamento, falha na emissão do comprovante de voto, além de outros.

Quedas de energia também comprometeram o funcionamento dos equipamentos, como no município de Anori, segundo o tribunal, que disponibiliza uma equipe de técnicos para acompanhar o pleito. O TRE no Amazonas, dispõe de um setor específico para monitora as urnas e enviar relatório detalhado.

Manaus
Na Escola Municipal Alfredo Linhares, localizada no bairro São José, Zona Leste, uma urna apresentou defeito no inicio das votações e deixou eleitores da Seção 05, Zona 68, sem poderem votar por duas horas.

Uma grande fila se formou na porta da sala de votação. O equipamento foi substituído por volta das 10h deste domingo.