Publicidade
Cotidiano
Notícias

Transporte irregular de estudantes é novamente fiscalizado pelo Detran-AM

Fiscalização está sendo feita há três dias em todas as zonas da cidade de Manaus 21/02/2013 às 20:04
Show 1
Detran intensifica fiscalização
acriticam.com Manaus (AM)

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), está apertando o cerco contra os condutores que fazem transporte irregular de estudantes na cidade de Manaus.

Em três dias de fiscalização, quatro veículos que faziam condução escolar nas Zonas Centro-Sul e Oeste da cidade, foram apreendidos pelos agentes do Núcleo Especializado em Fiscalização de Trânsito (Neot) do Detran-AM, porque os motoristas não estavam habilitados para exercer a atividade.

De acordo com a diretora-presidente do Detran-AM, Mônica Melo, durante as blitzes realizadas pelo órgão, além de conferir se os condutor está habilitado para desempenhar a atividade, os agentes também estão vistoriando os veículos para conferir o uso dos equipamentos de segurança e outros itens exigidos pela legislação, como a licença da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e os adesivos de identificação obrigatória.

Paralelamente às ações de fiscalização em todas as zonas da cidade, o órgão ampliou a oferta de cursos de capacitação de condutores, um dos pré-requisitos estabelecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para o exercício da atividade.

Atualmente 217 motoristas já concluíram o curso de capacitação, outros 25 estão em formação e, a partir de sexta-feira (23) de fevereiro, começa o período de inscrição para uma nova turma, com inicio das aulas previsto para o dia 7 de março.

A titular do Detran-AM pede atenção especial dos pais na hora de contratar o serviço de condução escolar dos filhos. Mônica Melo lembra que o veículo e o motorista que prestam serviço de transporte escolar devem ser credenciados.

O credenciamento observa uma série de requisitos que visam garantir a segurança das crianças.

Requisitos obrigatórios

Em relação ao motorista, além de possuir o curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar, ministrado pelo Detran-AM, ele deve ter idade superior a 21 anos, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dirigir veículos na categoria “D”, ter passado por exame psicotécnico com aprovação especial para transporte de alunos, não ter cometido falta grave ou gravíssima nos últimos doze meses.

Já os veículos usados na condução escolar precisam autorização emitida pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). Esta autorização deve estar afixada na parte interna do veículo, em local visível, com inscrição da lotação permitida.