Três municípios do AM estão sem promotor eleitoral
Careiro, Itamarati e Pauni estão desprovidos do profissional que cuida da fiscalização de crimes eleitorais 21/06/2012 às 07:27
A nove dias do fim do prazo das convenções que definem candidatos a prefeito e vereador, 35.484 eleitores dos Municípios de Careiro, Itamarati e Pauini não contam com a presença do promotor de Justiça, profissional responsável pela fiscalização das irregularidades cometidas na campanha eleitoral. Vulneráveis a possíveis crimes eleitorais também se encontram os 28.404 de Amaturá, Guajará, Tonantins e Uarini. Por não possuírem comarca, têm que dividir o promotor e o juiz com um município vizinho. Itamarati fica a 980 quilômetros de Manaus. E possui 5.854 eleitores. Localizado na região do rio Juruá, o município tem como juiz eleitoral Julião Sobral Júnior.
Mas, segundo relatório do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), está desprovido de promotor eleitoral. O relatório foi atualizado até a última terça-feira. Distante 935 quilômetros da capital, Pauini também carece de um representante do Ministério Público Eleitoral (MPE), de acordo com dados do TRE-AM. O município detém um eleitorado de 9.064 pessoas. Está situado na região do rio Purus. E tem como juiz eleitoral Luiz Alberto Albuquerque. Careiro, que está a 102 quilômetros da capital, padece com a ausência de um membro do MPE, no período em que os partidos já se mobilizam em torno de candidaturas. Na campanha eleitoral de 2010, o município foi palco de denúncias de distribuição de gasolina em prol da candidatura ao Governo do senador Alfredo Nascimento (PR). A população de Amaturá, Guajará, Tonantins e Uarini não contam com a presença direta de juízes e promotores eleitorais.
Esses municípios são chamados de termos, por serem vinculados a um município sede. Guajará é vinculado a Ipixuna, Amaturá a São Paulo de Olivença, Tonantins a Santo Antônio do Içá e Uarini a Tefé. Guajará é o município do Amazonas mais distante da capital. Fica a 1.645 quilômetros de Manaus. Tem 8.704 eleitores. Está localizado na região do rio Juruá. Possui duas comunidades (Rivaliza e Piauí) consideradas de dificílimo acesso pela Justiça Eleitoral. É atendido pelo juiz de Ipixuna Carlos Jardim da Silva. Também em região longíncua de Manaus encontra-se Amaturá. Localiza-se na região do Alto Solimões, a 910 quilômetros da capital. E registra 5.007 eleitores. Tonantins está a 867 quilômetros de Manaus. E apresenta 8 mil eleitores. Situado a 568 quilômetros da capital, Uarini possui 6.693 pessoas aptas a votar.
+ Cotidiano
-
Nova gestora da Fucapi apresenta projetos para insti...
-
Avião com 458 kg de drogas é interceptado e quatro s...
-
Novo Aripuanã e Manicoré decretam 'Emergência' devid...
-
FCecon aumenta número de procedimentos de endoscopia
-
Escola do Meio Ambiente abre vagas para alunos do En...
-
Faculdade oferece serviço para declaração do Imposto...
-
TST absolve empresa que atrasou pagamento de férias ...
-
Mercado reduz pela quarta vez a projeção de crescime...
-
Em Tefé, detentos faziam festa regada à pizza e cerv...
Veja também
- Randolfe Rodrigues protocola pedido de impeachment contra Temer
- Ministra Cármen Lúcia assume a presidência do Brasil na sexta (13)
- 'Janela partidária' reduz bancadas do PROS e do PSD
- Quatro vereadores podem perder mandato caso troquem de partido
- FCecon recebeu em quatro anos mais de R$ 4 milhões em recursos
- Filósofo Leandro Karnal realiza palestra sobre ética em Manaus
- Um terço dos parlamentares da ALE deve sair pela ‘janela partidária’
- Mulheres são 45% nos partidos; em Casas Legislativas elas são 4%