Publicidade
Cotidiano
Notícias

TSE usa mais de 96 mil urnas para eleição do segundo turno

Técnicos do TRE-AM prepararam mais de 3 mil urnas eletrônicas que estão nos 430 locais de votação das 13 zonas eleitorais 27/10/2012 às 12:27
Show 1
Cerca de 3 mil urnas eletrônicas serão preparadas para segundo turno
acrítica ---

Um total de 96.140 urnas eletrônicas será disponibilizado pela Justiça Eleitoral nos 50 municípios onde haverá eleição em segundo turno para prefeito hoje. O número de equipamentos inclui as urnas de justificativa - aquelas consideradas de contingência, ou seja, as que poderão ser usadas caso  algum equipamento apresente problemas no dia do pleito e necessite ser substituído, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O pleito brasileiro de 2012 é a maior eleição informatizada do mundo. Considerando o primeiro e segundo turnos, são 138.544.348 eleitores, 480 mil candidatos, cerca de 2 milhões de mesários e 3.011 juízes eleitorais, presentes desde o início do processo eleitoral nos respectivos cartórios eleitorais.

Outro número significativo das eleições deste ano é a identificação biométrica. Mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 cidades brasileiras já puderam ser identificados por meio das impressões digitais no momento da votação nestas eleições municipais. Desse total, três cidades realizarão segundo turno no próximo domingo: Curitiba, Porto Velho e Jundiaí (SP). A expectativa do TSE é que até 2018 todos os eleitores brasileiros possam votar após serem identificados pelas impressões digitais.

Hoje, 31.725.967 brasileiros vão às urnas para escolher prefeitos em segundo turno em 50 cidades, sendo 17 delas capitais de Estado. São Paulo é o Estado com o maior número de cidades que terão eleição: são 12. Em seguida vem o Rio de Janeiro com sete e, em terceiro, o Paraná com cinco. No primeiro turno, que aconteceu em 5.568 municípios, 138.544.348  de eleitores participaram das eleições para prefeitos e vereadores. No Amazonas, apenas Manaus realiza segundo turno.

Na maior eleição informatizada do mundo, os eleitores terão à disposição 96.140 urnas eletrônicas para votação ou justificativa, incluindo aquelas consideradas de contingência, ou seja, as que a Justiça Eleitoral pode utilizar caso algum equipamento apresente problemas.

Horário e documento
O segundo turno das eleições municipais acontece das 8h às 17h, considerando o horário local do município. Para votar,  é necessário levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Apesar de não ser obrigatória a apresentação do título, o documento facilita a localização da seção eleitoral.

430
É o número de locais de votação existentes em Manaus.  A maioria são escolas da rede pública estadual. Nesses locais, funcionam 3.240 sessões eleitorais divididos em 13 zonas eleitorais. A cidade possui 1.178.120 eleitores. As Zonas Norte e Leste agregram 459.300 eleitores, que representam 39% do eleitorado da cidade.