Publicidade
Cotidiano
Notícias

Unidos da Tijuca é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2012

--- 22/02/2012 às 17:03
Show 1
Integrantes da Unidos da Tijuca comemoram na quadra da escola
Uol São Paulo

A escola de samba Unidos da Tijuca é a campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro 2012. O resultado saiu após as leituras das notas, na tarde desta quarta-feira (22), na Praça da Apoteose. Apesar de a disputa ter seguido apertada, a agremiação se

Este é o terceiro campeonato da Unidos da Tijuca no Carnaval carioca. Seu primeiro título veio em 1936, e depois passou por um longo jejum até faturar o bicampeonato, em 2010. No ano passado, ficou em 2º com a homenagem a Zé do Caixão em "Esta Noite Levarei Sua Alma".

Neste ano, Luiz Gonzaga e a cultura nordestina foram o tema da agremiação tijucana, que entrou na avenida às 3h da madrugada da última terça-feira (21), com 3,5 mil componentes, 34 alas e sete alegorias características do carnavalesco Paulo Barros.

Curiosamente, depois do desfile, Barros admitiu que não estava completamente satisfeito com o enredo. Disse preferir temas mais "autorais". Para ele, o desfile foi "a contento".

"Tenho preferência por enredos autorais, mas a partir do momento que foi decidido, tenho que abraçar a causa. Quando tenho algo próprio, as ideias vêm com mais rapidez", disse Barros. Ele pretende tirar férias antes de voltar ao trabalho. 

"Não foi difícil convencer o Paulo", disse Fernando Horta, presidente da escola vencedora. "A gente tem um bom diálogo, e eu sempre aceitei o q ele quis. Algum dia ele teria que aceitar uma vontade minha. A Tijuca fez um desfile difícil e altamente técnico", disse. Horta chegou à quadra da escola pouco antes das 19h, levando o troféu da campeã.

"A Bateria foi nota 10 mais uma vez. Tem algumas pessoas a quem eu queria dedicar esse título: a comunidade do Borel e aos meus 272 ritmistas que entenderam a nossa proposta e que muitas vezes tiveram que abdicarde suas famílias para ensaiar e o resultado foi esse: a escola campeã novamente", disse o mestre da bateria Casagrande, da Unidos da Tijuca.

Jorge Calado, um dos compositores do samba enredo da escola, continuou: "Ano passado, coroaram o rei Roberto carlos. Esse ano, nós coroamos o Rei do Baião. Que é muito maior. O nosso Rei Luiz Gonzaga."

A rainha da escola, Gracyanne Barbosa disparou elogios ao carnavalesco e à família do presidente pelo Twitter. "Parabéns Paulo Barros, surpreeendeu mais uma vez. Família Horta parabéns. Meu mestre Casão, sem palavras." Gracyanne e seu marido, o cantor Belo, são aguardados na festa da quadra.

Cerca de dez mil pessoas são esperadas na quadra da Unidos da Tijuca. 

Apuração
Antes da leitura das notas na Praça da Apoteose, a única punição foi aplicada à Beija-Flor, de um décimo, por não apresentar a comissão de frente no setor 3.

Foram analisados dez quesitos, na seguinte ordem: mestres sala e porta bandeira, fantasias, conjunto, evolução, alegorias e adereços, comissão de frente, harmonia, bateria, enredo e samba-enredo. A ordem foi escolhida em um sorteio realizado pela Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) com a presença de representantes das treze escolas.

Neste ano, 40 jurados participaram da votação – dez a menos do que em 2011.

Veja o placar Final da apuração


Veja as notas para cada quesito