Publicidade
Cotidiano
Notícias

UniNorte promove Semana da Consciência Negra

A Semana irá traçar um painel sobre a africanidade, a diversidade cultural e religioso, com objetivo de mostrar a presença do negro no Brasil e em especial na Amazônia. 19/11/2012 às 19:50
Show 1
Uninorte 5, próximo aos correios da Praça do Congresso
acritica.com* ---

O curso de História do Centro Universitário do Norte (UniNorte), integrante da rede internacional de universidades Laureate, promove de 21 a 23 de novembro, a 9a Semana da Consciência Negra, no auditório da Unidade 5, na rua Frei Lourenço, 33, Centro, nos turnos da manhã e noite.
 
A programação, que já é tradicional no curso, terá palestras e atividades culturais. O tema deste ano será a África. A coordenadora do curso de História, professora Elisângela Maciel, explica que o objetivo é traçar um painel sobre a africanidade, a diversidade cultural e religiosa. Este tema surgiu justamente da discussão de professores e alunos com o objetivo de mostrar a presença do negro no Brasil e, em especial, na Amazônia, explica a coordenadora.

Segundo Elisângela, o curso vem trabalhando durante todo o ano com atividades interdisciplinares que enfocam o tema educação e a presença do negro no Brasil, o trabalho escravo e a realidade do negro na Amazônia.

A programação dos dois primeiros dias será voltada para atividades artístico-culturais dos alunos, como peças teatrais e apresentações de dança, além de palestras dos professores do UniNorte. No dia 23 será a vez da mesa-redonda. Diversidade Cultural: uma experiência sensível, com os mestres de capoeira Luis Carlos Bonates e Miquéias Souza; e os representantes religiosos Fabiano Fayal, Alex Pinheiro e Lenita Aragão. Eles serão mediados pelo professor doutor José Vicente Aguiar.

*Com informações da assessoria de comunicação