Publicidade
Cotidiano
Notícias

Universidade Federal do Amazonas promove o “Encontro de Mulheres Afroameríndias e Caribenhas: Ecofeminismos, impactos e desafios”

O amadurecimento do movimento feminista se tornou mais evidente nos últimos anos e as discussões sobre o assunto passaram a ser cotidianas. Os objetivos do encontro são ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras e indígenas. 24/07/2012 às 17:46
Show 1
“Encontro de Mulheres Afroameríndias e Caribenhas: Ecofeminismos, impactos e desafios”
acritica.com Manaus

Com o objetivo de ampliar e fortalecer as organizações de mulheres, ocorre a partir das 8h, na quarta-feira (25), no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o “Encontro de Mulheres Afroameríndias e Caribenhas: Ecofeminismos, impactos e desafios”. 

O evento celebra o dia internacional das mulheres afroameríndias e caribenhas que foi instituído pelas Nações Unidas a 20 anos. Segundo a consulesa da Venezuela em Manaus, Carmen Navas, o evento é uma oportunidade de discutir o papel da mulher latino americana na política da região e nas lutas sociais e ambientais, o chamado Ecofeminismo.

Os objetivos do encontro são ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras e indígenas construindo estratégias de enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e desigualdades raciais e sociais cometidas contra as mulheres. Haverá entrega de certificado de participação a quem comparecer ao evento.

Programação do evento:

08:00h – Credenciamento (Hall do ICHL)

09:00h – Mesa de abertura com a presença de representantes de instituições e

organizações nacionais e internacionais.

10:00h – Painéis Simultâneos (primeira sessão)

 

Painel 01:  Ecofeminismos e Política na América Latina e Caribe

Local: Auditório Rio Negro

 

Painel 02:  Ecofeminismos e Religiões Afroameríndias e Caribenhas

Local: Auditório Rio Solimões

 

11:30h – Debates e aprofundamentos

12:00h – Almoço

14:00h – Painéis Simultâneos (Segunda sessão)

 

Painel 03: Ecofeminismos e Educação na América Latina e Caribe

Local: Auditório Rio Negro

 

Painel 04: Mídia e Ecofeminismos na América Latina e Caribe

Local: Auditório Rio Solimões

 

16:00h – Debate e aprofundamentos

17:00h – Ato leitura da “Carta Compromisso” elaborada pelas representações institucionais e entregue às representações políticas oficiais (Assembléia Legislativa do Amazonas, Câmara Municipal de Manaus,  Secretaria Nacional de Mulheres, Secretaria Nacional de  Igualdade Racial, representações consulares da Venezuela, Cuba, Peru e Colômbia, Federação Democrática Internacional de Mulheres);

 

Entrega dos certificados de participação;

- Confraternização e encerramento.