Publicidade
Cotidiano
SAÚDE

‘Vampirão’ do Hemoam vai a Itacoatiara para receber doações de sangue nesta quarta (24)

Unidade móvel do órgão deve visitar outros municípios em favor da prevenção das anemias. Caravana está confirmada em Manacapuru no dia 31 de janeiro 22/01/2018 às 16:05
Show hemoam
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realiza nesta quarta-feira (24) uma ação de captação de sangue e cadastro para doadores de medula óssea no município de Itacoatiara, distante 271 quilômetros de Manaus. O atendimento será feito por meio de caravana, liderada pela Unidade Móvel do Hemoam, mais conhecida como “Vampirão”, no horário de 9 às 16h.

A caravana, que deverá visitar outros municípios este ano, faz parte de uma ação em favor da prevenção das anemias e da conscientização da população sobre diagnóstico precoce das leucemias. A coordenação do Ciclo do Sangue pretende aproveitar a ação para ampliar o número de bolsas de sangue no estoque da capital e interior. 

O Hemoam também capacitará os técnicos de patologia dos municípios para o diagnóstico de leucemia. Além de Itacoatiara, está confirmada a ida da caravana a Manacapuru, no dia 31 de janeiro. A caravana será formada por técnicos de várias áreas da unidade –bioquímos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de hemoterapia.

Interiorização

De acordo com o diretor-presidente do Hemoam, Nelson Fraiji, o curso de patologia faz parte de uma programação voltada para os municípios, com o objetivo de formar técnicos para o diagnóstico precoce das leucemias. Os cursos, que contam com a parceria do Instituto Ronald McDonald, via Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), já foram realizados em Coari e Anori. Além de Itacoatiara e Manacapuru, Humaitá também está entre os municípios a receber o curso.

A assistente social da Gerência de Captação de Doares do Hemoam, Noemy Pires, ressalta que a programação em Itacoatiara inclui palestras aos voluntários candidatos à doação sobre Medula Óssea. O Amazonas tem 30.786 doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Publicidade
Publicidade