Publicidade
Cotidiano
Notícias

Veículo flagrado com galho de árvore sinalizando pane é multado pela fiscalização da Semmas

O condutor de um microônibus de transporte especial foi autuado em 51 UFMs (cerca de R$ 3 mil), na manhã desta sexta-feira (7), ao ser flagrado por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) com um pedaço de uma árvore arrancada do canteiro central da Avenida das Torres 07/12/2012 às 12:03
Show 1
Veículo flagrado com galho de árvore sinalizando pane é multado pela fiscalização da Semmas
Acritica.com ---

O condutor de um microônibus de transporte especial foi autuado em 51 UFMs (cerca de R$ 3 mil), na manhã desta sexta-feira (7), ao ser flagrado por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) com um pedaço de uma árvore arrancada do canteiro central da Avenida das Torres. O responsável foi enquadrado no artigo 137, inciso V, do Código Ambiental do Município (Lei 605/2001), que considera infração grave danificar, suprimir ou sacrificar árvores da arborização urbana. Segundo o condutor, o veículo havia sofrido uma pane elétrica e, mesmo com o equipamento obrigatório de sinalização (o triângulo), ele preferiu arrancar a árvore, da espécie pata-de-vaca.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, o uso de espécies da arborização urbana para sinalizar pane em veículos é crime e vem sendo coibido pela Semmas. “A pata-de-vaca foi arrancada do canteiro central na Avenida das Torres, tinha quase dois anos de plantada, perde-se uma árvore a mais no futuro, quando o Código de Trânsito não prevê a utilização de árvores quebradas e sim a obrigatoriedade dos equipamentos de sinalização adequados (o triângulo)”,afirmou Dutra, cobrando também uma fiscalização mais efetiva desse tipo de infração por parte dos órgãos de trânsito. Para ele, falta também um envolvimento da população com a causa. “Uma pane mecânica se resolve em aproximadamente uma hora, equanto uma árvore leva anos para crescer”, ressaltou.