Publicidade
Cotidiano
ECONOMIA

Veja cinco novas opções de pagamento que prometem mudar a forma de usar o dinheiro

O economista e educador financeiro, André Torbey, alerta sobre os riscos e os cuidados necessários que deve se ter ao utilizar essas ferramentas 21/08/2017 às 05:00
Show sf
O Neon lançou uma função que permite aos portadores de cartões Visa validarem suas compras por reconhecimento facial (Foto: Divulgação)
Rebeca Mota Manaus (AM)

Os meios de pagamentos estão em constante mudança. Hoje já é possível adquirirmos tudo aquilo de que necessitamos sem sairmos de casa e à distância de um clique. Podemos também efetuar pagamentos utilizando o nosso dispositivo móvel, ou simplesmente encostando o nosso cartão Multibanco a um terminal (os chamados pagamentos “contatless” ou sem contacto físico).

Os cheques, por exemplo, vêm perdendo bastante espaço, com uma redução de 79,84% nas compensações em 20 anos, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O economista e educador financeiro, André Torbey, alerta sobre os riscos e os cuidados necessários que deve se ter ao utilizar essas ferramentas.

“O Brasil é um dos países com maiores números de fraudes de cartão de crédito e operações bancárias do mundo. Algumas dessas fraudes são favorecidas pelos próprios consumidores que não estão atentos aos instrumentos de segurança, por exemplo, emprestam cartão para outras pessoas, anotam a senha no verso do cartão. Acessam sites danosos, aceitam ajudas de estranhos nos caixas eletrônicos e não usam antivírus nos computadores” diz.

Para Torbey, as opções visam apresentar soluções econômicas ao mercado com taxas menores. e os desafios a serem encontrados são as forças que os bancos exercem sobre as formas de pagamentos.

“Os maiores acionistas são os próprios bancos e eles possuem um monopólio muito grande e por conta disso podem concentrar ou frear essas mudanças”, diz.

Outro entrave que se tem é a falta de segurança pela facilidade que esses pagamentos oferecem. “As alternativas que eles devem mostrar são ferramentas de segurança, isso vai ser um diferencial”.

Pulseiras inteligentes

A Stone, empresa de ‘maquininha’ que processa pagamentos, desenvolveu pulseiras equipadas com tecnologia NFC, de comunicação por proximidade, que permite que motoristas paguem o pedágio sem qualquer contato físico.

Pagamento online na lotérica

A gateway MundiPagg se uniu à SafetyPay, plataforma para pagamento no débito online, para lançar uma solução que permite ao comércio eletrônico realizar suas vendas para consumidores que não dispõem de cartões de crédito nem possuem uma conta no banco, permitindo o pagamento em dinheiro na casa lotérica mais próxima.

Pagamento por selfie

O banco digital Neon lançou uma função que permite aos portadores de cartões Visa validarem suas compras online por reconhecimento facial. Compra facialA Mastercard já está testando no País um sistema que, além de reconhecimento facial, usa leitura biométrica de impressões digitais para pagamentos de compras realizadas na internet.

Ônibus no cartão

Em São Paulo, a Stone com a Autopass, a Mastercard e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) que permite o pagamento de passagens com uso de cartões de débito, crédito ou pré-pagos. O sistema funciona graças à tecnologia contactless.