Publicidade
Cotidiano
ECONOMIA

Vendas do comércio cresceram 1,5% no Amazonas em fevereiro, aponta IBGE

O desempenho do comércio local em fevereiro foi o oitavo melhor do país. No ano de 2018, o comércio amazonense ocupa a sétima posição 12/04/2018 às 18:16
Show come
Foto: Evandro Seixas
acritica.com* Manaus (AM)

Em fevereiro de 2018, o volume de vendas do comércio varejista do Amazonas variou 1,5% frente a janeiro, na série com ajuste sazonal, após avançar 1,7% de dezembro para janeiro. Com isso, a média móvel trimestral ficou estável (0,6%). Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (12).

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista cresceu 11,4% em relação a fevereiro de 2017. Foi a décima quarta taxa positiva seguida. Com isso, o varejo acumulou alta de 9,8% no ano.

Segundo o Ibge, o acumulado nos últimos doze meses subiu para 9.1%, mantendo a recuperação em curso desde janeiro de 2017. O desempenho do comércio local em fevereiro foi o oitavo melhor do país. No ano de 2018, o comércio amazonense ocupa a sétima posição em desempenho.

A receita nominal comparada com o mês anterior foi de 0,9% em fevereiro, foi a segunda taxa positiva seguida. Já na comparação com igual mês do ano passado o desempenho foi de 9,7%. O que possibilitou o aumento do acumulado no ano (8,8%) e nos últimos doze meses (7,6%).

Venda de veículos e matérias de construção tem leve queda

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção; o volume de vendas variou -1,0% em relação a janeiro e contribuiu para que a média móvel trimestral (0,8%) no trimestre encerrado em fevereiro.

Frente a fevereiro de 2017, houve alta de 14,5%, décima quarta taxa positiva consecutiva, acumulando ganho de 14,6% no ano. O acumulado nos últimos doze meses (14,1%) foi o maior desde dezembro de 20007 (14,8%).

“O desempenho de -1,0% do comércio ampliado em fevereiro, nos indica que veículos e materiais de construção tiveram uma pequena queda no volume de vendas no mês. No entanto, a boa notícia é que os outros ramos do comércio superaram a momentânea deficiência do ampliado. Já leitura da média móvel trimestral indica uma positividade no desempenho do comércio nos últimos três meses”, diz o IBGE em nota.

*Com informações da assessoria de imprensa.

Publicidade
Publicidade