Publicidade
Cotidiano
Notícias

Vietnamitas comemoram o Ano Novo nesta segunda-feira

Os orientais consideram o Ano do Dragão bom de casar ou ter filhos. Segundo os chineses, em um ano do Dragão o Céu e a Terra estão em equilíbrio e, por isso, o sucesso é possível de ser alcançado 23/01/2012 às 09:16
Show 1
Ano Novo vietnamita tem como marco hoje
Iolanda Oliveira/Acrítica ---

 No Vietnam, o calendário lunar é baseado na regularidade das fases da lua, o que resulta na variação da data do Ano Novo, que tem como marco hoje, 23 de janeiro. Cada ano lunar é sequencialmente representado por um dos doze animais do zodíaco. Rato, boi ou búfalo, tigre, gato, dragão, cobra, cavalo, bode, macaco, galo, cachorro e o porco. Um desses animais é místico –  o dragão – quatro são selvagens e os outros sete são domesticados.

Os orientais consideram o Ano do Dragão bom de casar ou ter filhos. Segundo os chineses, em um ano do Dragão o Céu e a Terra estão em equilíbrio e, por isso, o sucesso é possível de ser alcançado, se houver determinação, ousadia e empenho. O espírito indomável do Dragão tornará tudo maior neste ano de 2012.

O dragão representa um símbolo imperial . Os que nasceram no ano do dragão (2000, 1988, 1976, 1964, 1952, 1940, 1928, 1916) possuem características inovadoras, são confiantes, bravos, parcionais e temperamentais.

O Ano Novo Lunar

O ano novo lunar é a mais importante ocasião para os vietnamitas. Nesta época do ano a maioria retorna para sua casa a fim de ficar com a família, por isso é uma ocasião muito significativa. O Vietnam tem o seu próprio costume de final do ano, que vem se desenvolvendo por meio da história do país. Cada costume reflete o melhor da tradição e valores da nação.

Muitos são os aspectos da tradição vietnamita realçados durante a festa de  Ano Novo lunar

A celebração de Ano Novo começa na verdade três dias antes. A atmosfera do país muda com as pessoas decorando suas casas, estocando alimentos da ceia, cozinhando as comidas tradicionais e esperando que seus parentes retornem pra casa.

O fim do ano é um tempo para purificação. Alguns tentam pagar suas dívidas para que possam entrar novo ano quites com seus devedores. Os pais compram novas roupas para seus filhos vestirem, as mulheres fazem  novo penteado, e todos pintam suas casas. Objetos antigos são trocados por novos.

Vários tipos de flores e frutas são colocados em  casa para acolher o Ano Novo. A flor do abricó surge na mesma época nas partes quentes do sul do Vietnam. No norte predomina a flor do pêssego. Estas flores são símbolos de bençãos espirituais. Cinco tipos diferentes de frutas são dispostos numa bandeja para refletir os pedidos da família de um próspero Ano Novo. Geralmente as decorações são feitas na cor vermelha por representar boa sorte.

Acredita-se que no 23 dia do 12º mês lunar, no dia do Ano Novo, o rei da cozinha se reporta ao imperador de jade sobre todo o comportamento dos seres humanos na terra. Neste dia os Vietnamitas fazem um ritual dando oferendas ao deus para lembrá-lo que as pessoas são boas.

Os Vietnamitas visitam o túmulo dos seus ancestrais entre os dias 23 e 30 do 12º mês lunar, w oferecem rituais para convidar os ancestrais a visitá-los durante a festividade. Na véspera, o ritual é oferecido para que os desejos sejam enviados aos avós e pais para celebrar este momento festivo.

Acredita-se que o primeiro visitante na casa de uma pessoa no Ano Novo pode trazer boa sorte ou má sorte. Selecionar a pessoa certa para primeira visita é muito importante. Isso depende de vários fatores como idade, experiência nos negócios, sorte, e felicidade durante o ano anterior. Algumas pessoas até trancam suas portas enquanto esperam pelo seu primeiro visitante.

Li Xi é um envelope vermelho que é dado para as crianças e os adultos que ainda não casaram, como “dinheiro da sorte”. Essa troca significa que o doador de Li Xi deseja ao receptor boa sorte na vida e nos estudos.

primeiros três dias

Nos primeiros três dias do ano novo há muitas pessoas para visitar. O ritual acontece assim: o dia do Ano Novo  é reservado para a família.  As pessoas também dão os envelopes de Li Xi e visitam parentes paternos. O segundo dia é também familiar, e pessoas visitam os seus parentes maternos. No terceiro dia os Vietnamitas visitam a família, professores, colegas e amigos.

Já que os três dias do Ano Novo influenciam na sorte do restante do ano, as pessoas são cuidadosas no que falam e fazem e as supertições desta época do ano incluem, entre outras: limpeza - varrer ou tirar o pó dos móveis significa espantar a sorte e o dinheiro;  objetos amolados e pontiagudos podem trazer doença e perigo para casa.