Publicidade
Cotidiano
RECOMEÇO

Vinte dependentes foram encaminhados para tratamento pela SSP-AM em 2017

Adolescentes e adultos que precisam do serviço e, voluntariamente, querem a internação passam por avaliação, acompanhamento psicossocial e tratamento para se livrar do vício das drogas 19/11/2017 às 15:28
Show recome o
Foto: Divulgação/SSP-AM
acritica.com Manaus (AM)

Vinte dependentes foram encaminhados, em 2017, para tratamento nas unidades de reabilitação em dependência química do Amazonas pelo Departamento de Prevenção às Drogas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Segundo a pasta, em média, 2 pessoas por mês são levadas para o tratamento.

Adolescentes e adultos que precisam do serviço e, voluntariamente, querem a internação passam por avaliação e acompanhamento psicossocial antes de iniciarem o tratamento para se livrar do vício das drogas.

Segundo o coordenador do departamento, delegado Divanilson Cavalcanti, esse trabalho é feito com pessoas a partir de 18 anos e também com crianças e adolescentes. Com os menores, o procedimento é feito  em articulação com as secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Assistência Social (Seas).

Programa Previne, Fazenda da Esperança e CRDQ

Na última semana, o departamento, que desenvolve o Programa de Prevenção à Violência e Combate ao Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne), fez o processo de acolhimento e internação de um homem na Fazenda da Esperança, localizada na BR-174, km 15, ramal Cláudio Mesquita, zona rural de Manaus.

"Muitos dos encaminhados são identificados pelo sistema de segurança pública durante nosso trabalho de orientação do Previne nas escolas, em operações de repressão com a Seaop (Secretaria Executiva Adjunta de Operações) e com os demais componentes do sistema de segurança. Mas as pessoas que voluntariamente querem se internar podem procurar a SSP", disse o delegado. 

O paciente passa 15 dias em atendimento e avaliação pela equipe da SPP-AM, recebendo atendimento psicológico e passando por um processo de triagem psicossocial, que avalia o caso e destina ao processo de internação, na Fazenda da Esperança ou Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ) Ismael Abdel Aziz.

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que acolhe pessoas dependentes do álcool e drogas ilícitas para recuperação através da espiritualidade, da convivência em comunidade e do trabalho.

O CRDQ, localizado na Rodovia AM-010, km 53, é um espaço voltado para a internação e tratamento de adolescentes e adultos com alto grau de dependência de álcool e outras drogas.

Equipe

A equipe pedagógica do Previne é composta por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. Essa equipe desenvolve o projeto de encaminhamento de pessoas para tratamento em parceria com a Fazenda da Esperança e o CRDQ.

O Previne, além de atuar na prevenção de problemas com drogas, procura auxiliar no tratamento de dependentes químicos.

Na sede da SSP-AM, a equipe mantém uma sala voltada exclusivamente para oferecer tratamento às famílias que buscam orientação e formas de tratamento para pessoas que têm problemas com o uso de entorpecentes.

Os interessados devem se dirigir a sede da SSP-AM, localizada no Shopping Via Norte, Nova Cidade.

*Com informações da assessoria da SSP-AM