Publicidade
Cotidiano
Notícias

Você sabe que documentos levar para votar ou justificar?

Muitos eleitores têm essas dúvidas.Saiba o que é necessário para votar e como justificar a ausência no dia da eleição 07/10/2012 às 06:47
Show 1
A justificativa pode ser feita no dia da eleição em um dos postos de justificativa ou em até 60 dias após a ausência
acritica.com Manaus

Para votar é necessário levar qualquer documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Documentos sem foto não valem.

A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. No entanto, o mesmo facilita o trabalho dos mesários e é indispensável para o preenchimento da justificativa eleitoral.

Para votar 

Primeiro, o eleitor vai escolher o candidato a vereador e depois a prefeito. O eleitor deve levar a colinha com os números dos candidatos nos quais quer votar, para não esquecer e tornar o processo mais rápido.

Justificativa

É necessária uma justificativa para cada turno em que o eleitor deixou de votar, ou seja, se faltou à votação no 1º turno, deve fazer uma justificativa, se faltar o 2º turno, outra justificativa.

A justificativa pode ser feita no dia da eleição em um dos postos de justificativa ou em até 60 dias após a ausência. Para justificar a falta no 1º turno, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral até o dia 6 de dezembro. Se a falta foi no 2º turno, o cartório eleitoral receberá a justificativa até o dia 27 de dezembro.

Para preenchimento do formulário de justificativa no dia da eleição é indispensável o número do título de eleitor.