Publicidade
Cotidiano
Notícias

Windows Phone 8: ‘Surpresa’ do Nokia World

Enquanto a empresa finlandesa e a Microsoft fazem mistério quanto à data de lançamento, especialistas locais antecipam detalhes da plataforma que vai facilitar a vida dos usuários 26/08/2012 às 16:07
Show 1
Joe Belfiori, responsável pelo Windows Phone na Microsoft, mostrou em junho como ficará a memória dos celulares
Priscila Mesquita Manaus

A cidade de Helsinque, na Finlândia, vai estar no centro das atenções do mercado da tecnologia e das telecomunicações nos próximos dias 5 e 6 de setembro. Nesta data, a Microsoft e a Nokia devem apresentar, juntas, novos smartphones já com a plataforma Windows Phone 8, desenvolvida para aparelhos de última geração.

Apesar de a segunda maior fabricante de celulares ainda não ter confirmado o que vai anunciar durante sua conferência anual, o convite enviado à imprensa inclui a marca dos smartphones Lumia e do Windows Phone. Além disso, o presidente da Nokia para os Estados Unidos, Chris Weber, utilizou o Twitter para “alfinetar” a Samsung logo após a divulgação do evento. “Samsung tome nota, a próxima geração de smartphones Lumia está chegando em breve”, provocou o executivo.

Mas enquanto o Nokia World não chega, especialistas locais indicam quais devem ser as características do novo Windows Phone 8. Segundo o engenheiro eletricista com habilitação em telecomunicações, Thiago Araújo, os novos membros da “família” Lumia estarão mais equiparados com os smartphones de outras fabricantes. 

“Uma das características é que o Windows Phone 8 vai suportar cartões MicroSD, ampliando assim o armazenamento de dados. Outra vantagem é a possibilidade de fazer transações simplificadas e conexões sem fio entre dois dispositivos próximos um ao outro. Essa tecnologia permitirá o pagamento via smartphone sem a necessidade de uso de cartões de crédito ou de débito, bastando aproximá-lo da caixa registradora da loja”, explica Thiago Araújo.

Resposta da Nokia
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Nokia no Brasil para saber quais serão as melhorias presentes no Windows Phone 8, mas a empresa informou que “não vai anunciar nada com Windows Phone 8 até os lançamentos oficiais”.