Publicidade
Eleições
PESQUISA

Boca de urna aponta vitória de Amazonino com 65,2% dos votos, diz Intake

Insitituto de pesquisa ouviu mil eleitores em Manaus e outras cinco cidades do interior do Estado; confira os dados completos 27/08/2017 às 17:02 - Atualizado em 27/08/2017 às 17:08
Show pesqu
(Fotos: Antônio Lima e Euzivaldo Queiroz)
acritica.com Manaus

Pesquisa de boca de urna realizada pela empresa Intake Marketing e Pesquisas neste domingo aponta vitória de Amazonino Mendes com 65,2% dos votos válidos, contra 34,8% de Eduardo Braga. A pesquisa tem margem de erro de três pontos para mais ou para menos.

O levantamento, feito em Manaus e outras cinco cidades do interior (Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo e Autazes),  indica que 25% votaram branco ou nulo. Quando computados os votos brancos e nulos, Amazonino aparece com 48,9%, contra 26,1% de Eduardo Braga.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número AM07240/2014.

Metodologia

O proprietário da Intake Marketing e Digital, Aldous Santana, comentou que a empresa trabalhou no primeiro turno apenas com pesquisas internas, mas no segundo turno resolveu realizar uma externa. “Esta pesquisa de boca de urna foi feita com mil eleitores, seiscentos da capital de todas as zonas e quatrocentos do interior em cinco municípios, como Itacoatiara, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Iranduba e Autazes”, disse o pesquisador.

A pesquisa tem 3% de margem de erro para mais e menos, com 95% de grau de confiabilidade. “Quarenta profissionais trabalharam tanto na capital como no interior de 9h até às 15h de hoje. A pesquisa não consegue mensurar o tamanho da abstenção da votação”, comentou o Aldous.

Legislação

Segundo o pesquisador, a pesquisa de boca de urna foi realizada de uma forma simples. “Esse tipo de pesquisa é caracterizada, porque a pergunta é única”, explicou.

As pesquisas de boca de urna podem ser divulgadas a partir das 17h, quando as urnas de Manaus e de outros 48 municípios já estão fechadas. Outros institutos de pesquisa devem divulgar seus números também a partir deste horário.