Publicidade
Entretenimento
Evento

8º Festival dos Morcegos acontece dia 31, no Sesc

Acompanhando a programação do projeto "Canção da Mata", festival busca conscientizar sobre a importância dos morcegos no meio ambiente 28/08/2012 às 09:16
Show 1
Serginho Queiroz tocará no "Canção da Mata", aliado ao festival
Virgílio Simões Manaus, AM

Acontece nesta sexta-feira, dia 31, o 8º Festival dos Morcegos, no Sesc Centro. O evento acompanha a programação do projeto "Canção da Mata", e terá participação musical do cantor Serginho Queiroz, às 19h.

Realizado anualmente desde 2005, o festival é promovido pela Associação Amigos dos Morcegos. O objetivo principal do evento é desconstruir a imagem negativa associada aos morcegos, ressaltanto a importância dos quirópteros na polinização das espécies nativas e no equilíbrio do meio ambiente.

Segundo Antônio dos Marcos Santos, idealizador do festival, os morcegos são injustamente associados a monstros sanguinários.

“Existem mais de 1.200 espécies de morcegos catalogadas no mundo inteiro, e apenas três delas são de hematófagos (alimentam- se de sangue). Algumas são carnívoras, mas a maioria se alimenta de plantas e de sementes”, comentou.

Ano dos Morcegos

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) elegeu a passagem de 2011 para 2012 como o Ano Internacional dos Morcegos.

O Brasil ocupa lugar de destaque nessas comemorações, uma vez que, após a Colômbia, é o segundo país do mundo com maior quantidade de espécies de quirópteros catalogadas. São 170 descritas.

A Associação Amigos dos Morcegos se uniu com a Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros (SBEQ) e com o Sesc-AM para integrar o Amazonas no calendário nacional das atividades.

Além do show de Serginho Queiroz, o Festival dos Morcegos promoverá palestras em escolas públicas, visando apresentar aos estudantes a importância da preservação dos morcegos como promotores do equilíbrio ecológico, além de quebrar o preconceito que envolve os quirópteros.

Marcos Santos comentou: "A samaúma, que é a maior árvore da Amazônia, é polinizada por uma única espécie de morcegos. É um caso muito específico de simbiose. Se essa espécie desaparecer, vítima de perseguição ou degradação ambiental, também desaparecerá a samaúma".

'Canção da Mata'

O show de Serginho Queiroz faz parte da programação conjunta do Festival dos Morcegos e do "Canção da Mata", do Sesc.

O projeto é uma mostra competitiva realizada anualmente que seleciona um entre dez artistas locais para representar o Estado no Festival da Canção de Maringá (Femucic).

O festival acontece há mais de 30 anos na cidade de Maringá (PR). Este ano, a banda Tucumanus foi escolhida para representar o Amazonas.

Desde fevereiro, os músicos que participaram na mostra do "Canção da Mata" se apresentam, um a cada mês, no palco do Teatro José Lindoso. Este mês é o intérprete Serginho Queiroz que sobe ao palco.