Publicidade
Entretenimento
Flores belas

A arte de extrair das flores ainda mais beleza e charme

Designer floral fala sobre a riqueza encontrada na natureza e que pode deixar ambientes e eventos ainda mais bonitos e marcantes 28/03/2012 às 10:53
Show 1
Espécies exóticas ganham ainda mais beleza em arranjos feitos por designer floral
Israel Conte Manaus

Jab Pasollini não revela nem sob tortura os nomes de seus clientes mais famosos. Mas sabe-se que nesta lista VIP - que engloba inclusive gente do Amazonas - figuram damas de estado, grandes empresários e personalidades.

 Designer floral há mais de 20 anos, Pasollini é o criador do primeiro curso de arte floral para cegos no mundo. É o projeto Visão pelas Flores, que ensina deficientes visuais a fazer arranjos florais.

 Nas aulas, os deficientes visuais aprendem a conhecer todos os tipos de flores e folhagens pela textura, formas e perfumes e a manuseá-las. “Eles lidam com rosas com espinhos melhor do que qualquer um de nós, que enxergamos. A sensibilidade deles é mais aflorada”, declara Pasollini.

 Colorido

O projeto foi ampliado para os portadores de Síndrome de Down, deficientes mentais e auditivos, além de pessoas da melhor idade. Foi quando as flores trouxeram um colorido a mais na vida de Jab.

 “Antes de ser designer floral fui cerimonialista. Mas foi na arte floral que me realizei profissionalmente, pois pude fazer as pessoas mais felizes e ajudar aqueles a quem muita gente achava não podia entender de flor. Agora enxergo as coisas com os olhos da alma, e isto eu aprendi com meus alunos deficientes visuais”, conta Jab, que afirma estar disposto a desenvolver o mesmo projeto no Amazonas desde que alguém se interesse em ajudá-lo.

No Amazonas

 A história deste designer floral, capixaba nascido em Santa Teresa e que roda o mundo atrás de novidades, tem capítulos vividos no Amazonas.

 Pasollini vem algumas vezes ao ano por aqui para decorar grandes festas como na última semana, onde ornamentou bodas de prata de um casal, que claro, não pode ter o nome
revelado.

Mas é também em nossos interiores que ele desenvolve projetos pelo Sebrae, ensinando as comunidades a transformar lixo em arte.

São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro, Barcelos e Presidente Figueiredo são os lugares onde surgem pelas mãos dos moradores os cachepots, espécie de vasos feitos com madeiras autosustentáveis e sobras de vassouras de piaçaba que podem ser pendurados na
parede.

 “Eles são como jardins verticais onde podem ser plantadas orquídeas e bromélias. Ideal para quem mora em apartamento”, comenta o designer floral. O projeto é do Sebrae. “Trabalhar com pessoas e para o bem delas traz felicidade e colorido à vida”, encerra

Tons do momento

Jab Pasollini diz que o seu trabalho é realizar o sonho das pessoas por meio da decoração com flores, seja em casamentos, eventos corporativos, aniversários, batizados.

“Sei das tendências do momento, sugiro, mas na hora de decorar o que vence é a opinião da noiva, do aniversariante, da mãe em caso de batizado. Afinal, é o momento de realização deles”, diz.

E por falar em tendências, Pasollini esteve em Manaus para decorar uma cerimônia de bodas de prata na última semana, manteve o cliente em segredo mas não deixou de revelar algumas dicas para acertar na decoração com flores.

“A tendência para se decorar ambientes com flores é para os tons pasteis e claros. Está se usando também muito branco e verde. Só se usa cores fortes a pedido do cliente”, indica.

 Para a base do arranjo, a tendência é para vidro, cristal e prata. “As pessoas em Manaus são bem antenadas. Todas as novidades em peças para arranjo chegam logo aí.
Então foi fácil decorar as bodas”, disse o designer.

Páscoa

Como estamos na época da Páscoa, Jab também deu dicas para acertar na decoração para a data. “Invista na cor amarela. Use girassol, crisântemo, rosa e helicônias amarelas”, indica.

Ainda segundo o designer ter flor dentro de casa traz boas energias e recomenda as melhores espécies para o nosso clima. No Amazonas, até por conta do clima, o recomendado é utilizar as flores tropicais que resistem às altas temperaturas tais como helicônias, alpínias, bastão do imperador, costus, gracenas, gengiber (conhecida como sorvete ou xampu). Ficam as dicas!