Publicidade
Entretenimento
Vida

A arte fotográfica do Amazonas em encontro no Pará

Projeto Manaus Bem na Foto e grupo de fotografia A Escrita da Luz representarão o Amazonas 12/06/2012 às 08:19
Show 1
Uma das fotografias produzidas no Amazonas que vai fazer parte do painel do EnneFoto sobre a fotografia no Estado
Mellanie Hasimoto ---

Iniciativas pioneiras, novos talentos e todo o “boom” que vem acontecendo na cena da fotografia local vão poder ser vistos pelo resto do Brasil durante o 1º Encontro Norte-Nordeste de Produtores Culturais da Fotografia (EnneFoto). Os fotógrafos Alexandre Fonseca e Ione Moreno serão os responsáveis por transmitir o painel sobre a produção fotográfica do Amazonas durante o encontro, que acontece entre os dias 14 e 16, em Belém.

 “A produção local vem colhendo frutos postitivos, por conta do surgimento de novos talentos, fotoclubes e profissionais da fotografia. Com esse encontro, a fotografia amazonense ultrapassará mais uma vez as fronteiras e será exposta num painel que apresentará a arte praticada aqui nos últimos seis anos, e a nova visão fotográfica por meio de inciativas coletivas e individuais que colocaram a produção local como uma das mais ativas do País”, acrescentou o fotógrafo.

Bagagem cheia
Membros da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB) e coordenadores dos projetos Manaus Bem na Foto (MBF) e grupo de fotografia A Escrita da Luz, a dupla leva na bagagem, além de produções próprias, trabalhos de profissionais como Clóvis Miranda, Luiz Vasconcelos, Alberto César Araújo, Jimmy Christian, Raphael Alves, Ruth Jucá, Ricardo Oliveira, Arlesson Sicsu, Márcio Silva, Paulo Neves, Carlos Navarro, entre outros, que terão imagens apresentadas durante o painel, além de toda a história do MBF e A Escrita da Luz. Fonseca ressalta, ainda, que O EnneFoto.12 servirá também como etapa preparatória para uma participação organizada e proativa das Regiões Norte e Nordeste no 2º Encontro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, que será realizado na cidade de Fortaleza, em agosto deste ano, e contará com a participação de produtores culturais da fotografia de todos os Estados para discutir os caminhos e as políticas públicas da fotografia brasileira.

Local
O MBF é um projeto desenvolvido há seis anos com o objetivo de levar a arte fotográfica à locais públicos como praças, ruas, escolas e, principalmente, às comunidades periféricas e ribeirinhas de Manaus. Além de promover o intercâmbio entre amadores e profissionais de todo o País, o projeto utiliza a fotografia como ferramenta de inclusão social e de fomento da cultura local. Dentre as iniciativas promovidas pelo projeto, está a criação do grupo de fotografia A Escrita da Luz, pioneiro no Amazonas, que articulou a interatividade entre fotógrafos amadores, profissionais e a comunidade em geral, num grande movimento de passeios fotográficos realizados desde 2006. A iniciativa resultou no que é hoje o maior projeto fotográfico coletivo do Amazonas.