Publicidade
Entretenimento
Dry Martini espião

A bebida oficial do agente 007

O Dry Martini é a bebida oficial de James Bond, o mais famoso espião do cinema 30/10/2012 às 10:05
Show 1
Dry Martini é drink imortalizado nas aventuras de 007
Luana Ribeiro Manaus

Entre a infinita variedade de coquetéis, o Dry Martini se mantém no topo como o mais sofisticado e clássico de todos. A bebida que agitou festas dos loucos anos 20 e embalou romances da década dourada de Hollywood, se tornou sinônimo de requinte a partir da metade do século passado. O principal responsável por tudo isso? O cinema. O Dry Martini foi eternizado pelo sedutor espião James Bond, que sentado no balcão do bar fazia questão de pedir o drink “mexido, não batido” e preparado com vodca.

 Ingredientes

 A preferência de 007 já indicava as variações de ingredientes no preparo. A receita clássica é feita com gin, ao invés de vodca. Outra divergência é em relação à quantidade de vermute. “É um drink basicamente fácil de fazer, mas tem vários segredinhos. Um deles é que a taça deve vir gelada, e que o vermute dry não deve ser colocado em dose, mas sim em gotas: apenas três”, diz o barman do bistrô Mon Plaisir, Klinger Sales.

 “Tanto o gin quanto o vermute dry são bebidas secas. Por isso não é necessário uma grande quantidade vermute, são usadas apenas gotas para enriquecer mais o aroma”, explica outro barman do bistrô, Carlos Eduardo.

No drink, nem a azeitona é um mero detalhe. Ela não é apenas um objeto decorativo. “A azeita ajuda a dar um sabor especial na bebida”, afirma o barman do O Chefão, Diego Carvalho.

Para aqueles que preferem o Dry Martini com algo extra, há inúmeras combinações e sabores para renovar o clássico. “O Dry Martini Rosso por exemplo leva cereja, que disfarça mais o sabor forte da bebida, faz sucesso entre o público feminino”, conta Diego.

Centenário

No mesmo ano que o drink completa 100 anos, a novo filme do espião volta às telonas. O “007 - Operação Skyfall” estreou neste final de semana nos cinemas. Para comemorar a estreia do novo longa, que tal esticar o programa com um bom Dry Martini? Os bond-fãs de verdade já mandaram o barman amigo colocar a taça martini para gelar.

Segredo de cinema

A receita do espião


 Para quem quiser preparar a bebida em casa assistindo os antigos filmes do 007, o barman Diego Carvalho ensina a receita. “O drink preferido do James Bond leva de um a duas doses de vodca e um slash de vermute dry, e claro, a azeitona”, diz. “Já a receita tradicional, leva uma dose e meia de gin, um slash e meio de vermute, que pode ser o branco ou o extra dry”, completa. O Dry Martini é uma bebida aperitiva, para acompanhar petiscos antes da refeição.