Publicidade
Entretenimento
Cartagena Festivais

A efervescência cultural de Cartagena

Cidade colombiana promove três grandes eventos culturais anualmente, atraindo turistas de todo o mundo 17/09/2012 às 08:38
Show 1
O ambiente histórico da arquitetura de Cartagena aliado à sua influência cultural na Colômbia atraia diversos eventos internacionais
Jornal A Crítica ---

Ponto de encontro cultural da Colômbia, Cartagena das Índias não é apenas sinônimo de belezas naturais e arquitetônicas. Escritores, músicos, atores e jornalistas escolhem o local para as interações culturais, em três festivais que movimentam a bela cidade histórica, anualmente.

O ambiente histórico da arquitetura de Cartagena aliado à sua influência cultural no país atrai diversos eventos internacionais como o Festival Internacional de Música Clássica, Festival Internacional de Cine e o Hay Festival de Literatura e Artes, que torna a cidade o epicentro cultural que reúne grandes nomes da literatura, cinema, música e jornalismo.

 A seguir, destacamos os principais atrativos dos festivais, que movimentam a cidade no início do ano, entre os meses de janeiro e fevereiro. São ótimas opções culturais para o amazonense que pretende conhecer Cartagena, uma das primeiras cidades das Américas e patrimônio histórico da Humanidade.

Festival de Cinema

O grande responsável pelo início da identidade de Cartagena como destino cultural, o Festival de Cinema, é o festival do gênero mais antigo da América Latina. Criado em 1960, a atração apresenta o que há de melhor em produção audiovisual da região. O evento tornou o destino um grande atrativo para o turismo internacional e em 2013 acontecerá entre 21 e 27 de fevereiro.

Com projeções gratuitas em toda a cidade, o festival atrai turistas que buscam um destino com cultura e história, e encontram na cidade as melhores obras audiovisuais de toda América Latina. Para o próximo ano já estão confirmadas as presenças da atriz, escritora, produtora e diretora Isabella Rossellini, que será a grande convidada do evento.

Festival Internacional de Música

A Fundação Salvi realizou sete versões deste evento de música clássica, que envolve comunidade, setores públicos e privados, músicos nacionais e internacionais como Charles Wardsworth, compositor, pianista e criador da Sociedade de Música de Câmara do Lincoln Center de Nova York.

Este festival também leva música clássica para bairros carentes da cidade e o evento oferece ainda workshops instrumentais e aulas de música para jovens de diferentes regiões.

 Para 2013, a programação variada – que será apresentada em teatros e espaços públicos entre 5 e 13 de janeiro – vai abordar em concertos, entre outros temas, a música italiana entre a Idade Média e o Renascimento; uma viagem a Roma; Scarlatti, Berio, Boccherini,Verdi; Série Latinoamericana; Música sagrada en Nápoles (Pergolesi: Stabat Mater); Pergolesi: La Serva Padrona; “Nápoles, do passado ao presente” e “Vivaldi: As quatro estações”.

 Hay Festival

O evento é considerado um dos mais importantes do mundo hispânico. Durante os quatro dias do festival, as ruas de Cartagena ficam repletas de escritores de renome internacional, palestras, espetáculos culturais, concertos, oficinas e um espaço designado especialmente para crianças no tradicional Hay Festivalito. "É um festival de ideias, mesas redondas para todas as idades incluindo a participação de pensadores, escritores e criadores.

Como acontece durante a baixa temporada, o festival aumenta a demanda do mercado de turismo de luxo", afirma Cristina Fuentes, diretora do festival. Este ano, o festival teve entre os representantes brasileiros a escritora Lígia Fagundes Telles e o músico baiano Carlinhos Brown. Em 2013, o Hay Festival acontecerá entre 26 e 29 de janeiro.

 Os festivais em Cartagena promovem encontros culturais entre uma grande diversidade de pessoas, em meio a muralhas e casarões históricos, e são verdadeiros convites à descoberta de um dos maiores tesouros turísticos da Colômbia.