Publicidade
Entretenimento
Vida

A maneira como você armazena os alimentos pode te ajudar a emagrecer

Não se trata de nada do outro mundo. O que faz a diferença é o que está dentro da geladeira e a forma como os alimentos são arrumados 23/11/2012 às 08:05
Show 1
Os alimentos nutritivos precisam ficar de fácil acesso
Israel Conte Manaus, AM

Quem abrir a geladeira da advogada Jeane Carvalho dificilmente encontrará doces ou salgadinhos. “Não resisto a eles no supermercado, mas adotei a política de não levá-los para casa. Acredito que a gente só come o que a gente tem”, diz Jeane. O resultado de seu hábito é uma vida mais saudável e um corpo em forma graças a dieta da geladeira.

Não se trata de nada do outro mundo. O que faz a diferença é o que está dentro da geladeira e a forma como os alimentos são arrumados. “A gente começa a comer com os olhos, portanto o cuidado com o contato visual é um dos segredos para ter uma geladeira e, consequentemente, uma vida saudável”, comenta a nutricionista Jovana Benoliel.

“Os alimentos nutritivos precisam ficar de fácil acesso, especialmente para quem tem criança em casa. As frutas e verduras lavadas e previamente descascadas e uma salada pré-pronta facilitam uma refeição rápida e saudável”, completa a nutricionista.

Bem guardados

Ainda segundo Benoliel, os refrigerantes devem ser guardados na dispensa. “Se você abre a geladeira, eles te ‘convidam’ a tomar. Opte por ter à vista leite e iogurte desnatado”, aconselha. Uma dica interessante é quanto ao armazenamento das ‘possíveis’ guloseimas. “Guarde-as dentro de um recipiente fechado ou embalados em papel alumínio. Tudo isso para diminuir o contato visual e consequentemente a vontade comer”, diz Benoliel.

Vilões de fora

A nutricionista Raphaela Cabral, além de dizer que um dos truques para ter uma geladeira saudável é não comprar os vilões no supermercado - portanto chocolates, biscoitos recheados, queijos amarelos entre outros devem estar fora da lista - também chama atenção para a questão de armazenamento.

“Cada alimento tem o seu tempo de armazenamento antes de perder seus nutrientes e minerais. E aqui no Amazonas nós temos uma desvantagem pois os alimentos já chegam com o tempo de maturidade avançado. A dica é colocar as frutas e verduras mais maduras para serem consumidas logo e ficar sempre atento ao prazo de validade”, destaca Cabral.

Sucos naturais: dê preferência aos feitos a partir da polpa. Refrigerantes, nem pensar Iogurtes: opte pelos desnatados. Evite os leites integrais por conta da gordura Frutas: oferecem um bom equilíbrio de nutrientes e fibras. Prefira sempre as frescas Ovos: Os light ou de galinha caipira ajudam a manter o peso, bem como as carnes magras Verduras: O ideal é comprar todos os dias e variar os tipos durante a semana Guloseimas: Mantenha-as sempre num recipiente fechado, fora do primeiro contato visual