Publicidade
Entretenimento
Fish and Chips

A mistura perfeita de ' Fish and Chips'

O repórter José Augusto aceita o desafio de ajudar a preparar o tradicional prato inglês 26/07/2012 às 15:59
Show 1
José Augusto resolveu encarar o desafio de preparar um prato tradicionalmente inglês
José Augusto Souza Jr Londres

Não sou bom na cozinha. O único dote “culinário” de que me orgulho talvez seja preparar o fogo na churrasqueira. E só. Foi com esse pensamento que me dirigi ao restaurante Refinery, no bairro londrino de Bankside. A missão do dia: aprender a fazer um “Fish and Chips” (peixe com batata frita), um dos pratos mais tradicionais entre os ingleses.

Diz a lenda que o estadista Winston Churchill chamava o peixe com batata de “os bons companheiros”. John Lennon gostava do prato com bastante catchup. Aliás, encharcar de molho era a minha carta na manga, caso a receita não saísse como o esperado .

 Na cozinha do restaurante, fui recebido pelo chef Gareth Crosby. Ele já tinha separado todos os ingredientes que iríamos precisar: filé de peixe, farinha de trigo (com e sem fermento), sal, pimenta, óleo, batatas e um copo de cerveja. “A cerveja garante um toque especial na cor, e principalmente no sabor do peixe”, explicou o chef.

Opções


 No restaurante, usamos filé de haddock. Mas, segundo Gareth pode-se optar por pescada, bacalhau, ou qualquer outro tipo de peixe, desde que com pele e sem espinha. O primeiro passo é temperar as postas com sal e pimenta (a parte mais tensa para quem tem pouca experiência de cozinha, como eu). Em seguida, passar farinha de trigo comum nos dois lados do filé.

Feito isso, pega-se uma tigela, onde se mistura a farinha com fermento e a cerveja. O ponto certo de consistência é quando a massa solta fácil do garfo. Conselho do Gareth: deixe alguns pedacinhos de farinha mal-misturados.

Simples assim

Em seguida, você mergulha o filé nessa mistura, tira o excesso e bota pra fritar no óleo. Bastam uns três minutos. Vire o peixe umas duas ou três vezes, pra ver se está bem frito. Em outra frigideira, frite as batatas. E pronto. Contando no relógio, eu e o Gareth fizemos o prato em seis minutos. Simples, até pra mim.

Para servir, coloque num prato o filé sobre as batatas. Tradicionalmente, os ingleses adicionam um pouco de limão e vinagre balsâmico. Um pouco de maionese vai bem, também.

Encantador

No fim, orgulhoso da minha desenvoltura, perguntei ao chef inglês se essa receita era indicada para quem quisesse impressionar a esposa, a namorada... “O fish and chips é um típico fast-food. Se quiser impressionar, leve-a a um restaurante”, brincou ele. Mas, se esse prato encantou John Lennon, Churchill e outras personalidades, acho que vale a pena arriscar.

Receita -Fish and Chips

Ingredientes

4 porções de filé de peixe
Farinha de trigo comum
170 g de farinha de trigo com fermento (para a massa)
1 garrafa pequena de cerveja gelada
1,5 kg de batatas sem casca e cortadas em tiras grossas
Sal
Pimenta do reino
Óleo