Publicidade
Entretenimento
Dicas pinceis

A praticidade dos pincéis na hora da maquiagem

Saiba quais pincéis e como usá-los para deixar sua maquiagem ainda mais bonita 01/08/2012 às 12:32
Show 1
Nos lábios a aplicação do batom deve ser iniciada pelo contorno da boca para depois preencher o meio
acritica.com Manaus

Uma maquiagem bem feita realça ainda mais a beleza da mulher , disfarçando algumas imperfeições e destacando pontos fortes do rosto. Mas muitas mulheres utilizam os mesmos pinceis para várias áreas do rosto. Só que cada pincel tem sua peculiaridade de uso que bem empregada vai deixar seu look igual ao das estrelas de cinema.

De acordo com Ana Paula Basílio,  a aplicação da maquiagem com o uso de pincéis é muito mais higiênica, além de espalhar melhor o produto sobre a pele, deixá-la mais uniforme e economizá-lo.  Então, para arrasar no próximo make e abusar de cada um desses acessórios, não perca as dicas valiosas da especialista. Também veja o passo a passo que a maquiadora fez especialmente para o VIDA.

Para aplicar o corretivo, o ideal é utilizar um pincel com cerdas naturais mais achatadas e de tamanho médio. Com isso em mãos será muito mais prático utilizar o produto na área dos olhos, tanto na parte superior quanto na inferior - onde temos as olheiras. Além disso, Ana Paula destaca que é fundamental aplicar a maquiagem, levemente, na lateral do nariz para que o resultado e o acabamento fiquem perfeitos. No caso de olheiras mais profundas e escuras, a especialista ensina que é preciso realizar toques sutis na região para suavizar a aplicação do corretivo e obter um resultado mais natural.

Os pincéis mais finos e chanfrados são indicados para corrigir as sobrancelhas e até mesmo para aplicar a sombra na região inferior dos cílios. Com eles também é possível criar o efeito da aplicação natural do lápis, deixando o traço marcado mais suave.

Já os produzidos com ponta de esponja são utilizados para utilizar a sombra em todo olho e, na maioria das vezes, pode ser descartável, por conta da qualidade do material. Para os olhos é sempre importante ter, ao menos, dois pincéis: um para sombra clara e um para a escura. Os que possuem cerdas mais achatadas e macias devem ser usados para destacar a área das pálpebras

O pincel ideal para esfumaçar a sombra deve ter cerdas macias e formato oval. “Também é possível utilizar pincéis com cerdas macias e com inclinação leve na diagonal, como o do blush, para destacar a parte côncava da pálpebra”, detalha.

O chamado ‘Pincel Fun’, que parece um leque, é muito utilizado para finalização da maquiagem. “Sempre que eu faço um make utilizo esse pincel para retirar os excessos de todos os produtos aplicados. Mas ele deve ser usado de maneira bem suave”, afirma.

A base pode ser aplicada com o mesmo pincel do corretivo. Mas neste caso também é possível optar pelo modelo Fiber, que tem as pontinhas mais evidentes. A vantagem dele é que as cerdas não ficam grudadas entre si, além de facilitar o uso e permitir que a aderência do produto seja mais rápida.

O ideal é utilizar a base em quatro pontos principais: a testa, o nariz, o queixo e as bochechas. “Espalhe bem, no sentido das regiões centrais para as extremidades - de dentro para fora. E procure suavizar a região do queixo para não deixar a divisão marcada”, ensina a maquiadora.

Para os lábios, o pincel é um acessório extremamente higiênico e prático. A maquiadora ensina que a aplicação do batom deve ser iniciada pelo contorno da boca para depois preencher o meio. “Isso vai destacar os lábios e deixá-lo com um formato irresistível”, explica.

O pincel para aplicação do pó, geralmente, é maior que todos os demais e deve ser redondo e com cerdas bem macias. Assim, será possível cobrir melhor a área do rosto. A aplicação deve ser feita em movimento vai-e-vem, circular e de dentro para fora - em toda a face, pescoço e colo. “Evite a região dos olhos, onde foi usado o corretivo, para não acumular produto nas linhas de expressão”, diz Ana Paula.

Os pincéis para a utilização do blush possuem corte diagonal e chanfrado, o que facilita o movimento durante a maquiagem. Para utilizar o blush é preciso cuidado e delicadeza para não exagerar na quantidade de produto usado. Ele deve ser aplicado na diagonal das maçãs do rosto, partindo das têmporas, e indo em direção às bochechas.

Limpeza dos pincéis

Ana Paula ensina também que para ter uma boa aplicação dos produtos é necessário limpá-los ao menos a cada 15 dias. “Lave com um shampoo neutro e enxugá-los levemente em uma toalha para tirar o excesso de água. Depois é só deixar que eles sequem naturalmente e guardá-los”, conclui.