Publicidade
Entretenimento
Pimentas

A versatilidade e os benefícios da pimenta

As pimentas realçam o sabor de muitos pratos, dão colorido e também trazem benefícios para a saúde das pessoas 09/04/2012 às 12:27
Show 1
O colorido das pimentas embeleza qualquer ambiente
Catiane Moura Manaus

Além de seus formatos exóticos e sabor picante, as pimentas tornam-se cada vez mais elementos indispensáveis da gastronomia mundial. Cheias de segredos elas pode fazer um prato simples se tornar divino aos olhos e ao paladar. A pimenta, consumida diariamente, é considerado o tempero mais utilizado no mundo depois do sal. Cerca de ¼ da população mundial consome a especiaria regularmente.

Algumas pimenta são usadas durante as refeições. Outras, consumidas de maneira saturada, secas ou em conserva, também são indispensáveis durante os lanches no decorrer do dia. Este tempero faz a diferença na hora de saborear qualquer iguaria.

Para as refeições, especialistas explicam que para dar um toque aos pratos usando a pimenta, não basta só colocá-la ao prato e esperar que o seu sabor picante realce os ingredientes. É preciso saber usar a quantidade certa e o tipo de pimenta, a fim de poder variar na intensidade, no sabor e nas cores dos pratos.

Picante combinação

 Uma combinação perfeita você encontra em um dos pratos mais conhecidos de Manaus, onde o famoso Bacalhau Imperial, da Cachaçaria do Dedé, apresenta um sabor diferenciado com as deliciosas “biquinhos”. Elas não ardem, possuem um sabor indescritível e são cobiçadas no mundo inteiro. As raras podem ser consumida de várias formas, como tira-gosto, em saladas, arroz, conservas, carnes e peixes.

A nutricionista e consultora no segmento de segurança alimentar Marcília Pinho, alerta que, apesar dos benefícios que as pimentas produzem à saúde, por conta da capsaicina (um princípio ativo da pimenta que ajuda na estimulação do sulco gástrico), ela precisa ser consumida moderadamente. “Assim, como qualquer outro alimento, se consumido em exagero o resultado será negativo. As pessoas que têm problemas como gastrite ou hemorróidas devem ter um cuidado redobrado para não exagerar no consumo”, alerta a especialista.

Para os viciados em pimentas, a nutricionista também trás ótimas notícias. O condimento que dá um sabor especial as refeições, tem papel essencial na perda de peso e na manutenção da saúde. A pimenta malagueta, por exemplo, estimula a digestão, auxilia no tratamento de má circulação sanguínea, e é rica em vitaminas A e C.

Coloridas e picantes

As pimentas não apresentam diversidades apenas na gastronomia. Com o passar dos anos, as verdes, vermelhas, amarelas e outras cores passaram a fazer parte da vida das pessoas de forma inusitada. Hoje, ao chegar a restaurantes, bailes ou eventos sociais já é possível apreciar decoração com o gênero.

Para o paisagista amazonense Luiz Carlos de Araújo, a tendência em decoração tem revelado o grande momento das conhecidas pimentas ornamentais. “Nós atendemos um grande público que prefere pimentas ornamentais ao invés de outras plantas. A diferença das coloridas picantes é a durabilidade”, explica o paisagista. Ele destaca que a Espaquetinho, por exemplo, é a mais utilizada em decoração. Ela se diferencia pelos frutos comestíveis e seu sabor é adocicado. Luiz Carlos também aposta nas regionais dedo-de-moça, malagueta e olho-de-peixe.

Reduz a TPM e emagrece

Ao contrário dos mitos de que a pimenta pode causar mal à saúde, uma pesquisa realizada pela na Faculdade de Nutrição da Pontifícia - Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) aponta pontos positivos no consumo. Segundo estudos a pimenta diminui o risco de doenças cardiovasculares, maior causa de mortes no Brasil. As pesquisas também trazem novidades às mulheres: contribuem para o emagrecimento, reduz a TPM, ajuda na prevenção das varizes, além de acelerar a relação a dois, sendo assim uma iguaria afrodisíaca.

Curiosidades

- A pimenta mais ardida do mundo, segundo o Livro dos Recordes é natural da Índia e chama-se de Bhut Jolokia.

- Quando ingerir um prato picante não tome água. Para evitar a irritação, são indicados os derivados do leite.

- Pimenta Marupi, encontrada na Amazônia, é uma das mais ardidas entre as nativas do Brasil, atingindo o grau nove na escala.

- Os maiores consumidores de pimenta do mundo são os coreanos, tailandeses, indianos e jamaicanos.

- O Spray de Pimenta, utilizado pela polícia, é produzido com a Dorset Naga. Esta é a segunda mais picante do mundo.

- Segundo pesquisas, o maior produtor brasileiro de pimenta é o Estado do Rio Grande do Sul.