Publicidade
Entretenimento
Vida

Alimentação saudável e com sabor

O roteiro Probiótico de Dona Ítala sugere primeiro uma fruta antes do almoço (para liberar os radicais livres). Logo depois, uma salada e só então vem o prato quente. Na foto, o Frango Light ao Vinho desgutado 04/03/2012 às 14:42
Show 1
Alimentação natural com qualidade no sabor e tempero da experiência
Felipe de Paula Manaus

Quando se fala em alimentação natural, nove em cada dez pessoas pensam assim: “Tudo bem, pode até ser bom pra saúde, mas eu prefiro comida mais saborosa”. Bem, parece que essa desculpa não tem mais fundamento. Cada vez mais a culinária vegetariana vem se renovando e mostrando que é capaz não só de fazer do seu cardápio uma receita de saúde, como também de preparar pratos deliciosos e cheios de sabor. E mais: sem deixar ninguém com fome!

Quem explica melhor é uma senhora de 87 anos, que há mais de 50 desenvolve estudos na área da nutrição e gastronomia natural. Maria Ítala Aguiar é conhecida por seu espírito vivaz e conhecimento prático e teórico sobre os benefícios da alimentação saudável no combate e prevenção de doenças, e na busca (tão feminina) de uma pele e cabelos mais saudáveis e bonitos.

Há mais de 30 anos atendendo no restaurante Italo Bel, a simpática senhora, que já viajou mais de 40 países provando sabores e conhecendo as consequências - às vezes desastrosas - dos hábitos alimentares, desenvolveu uma culinária que, apesar de beber na fonte da ciência e da gastronomia natural de vários lugares do mundo, tem a marca de seu método, que ela chama orgulhosamente de “Probiótica Italo Bel”.

“Probiótico significa em favor da vida. Nosso roteiro alimentar trabalha todas as necessidades nutricionais do corpo, desde os reguladores (frutas), passando pelos energéticos (saladas), até os construtores (proteínas e carboidratos)”, explica D. Ítala, como é mais conhecida pelos seus clientes - e discípulos.

Ela conta também que esse roteiro nutricional, além de ser preventivo para doenças como hipertensão, obesidade, diabetes, câncer, entre outras, pode ser terapêutico para um sem-número de patologias, inclusive depressão e compulsão alimentar. “Tem gente que vem aqui desenganado pelos médicos e depois de 60 dias a pessoa vai fazer exames e não tem nada!”, assegura D. Ítala, lembrando que a alimentação natural também dá mais vitalidade à pele e aos cabelos, além de agir no sistema nervoso humano.

Efeitos positivos                                    

O representante comercial Gilson Barroncas Maquiné, 58, lembra o dia exato em chegou no restaurante Italo Bel. “Foi no dia 28 de novembro do ano passado. Eu gostei da comida e com uma semana já senti efeito: baixou minha taxa de glicose e eu comecei a me sentir mais disposto”, contou ele à reportagem de A CRÍTICA.

A administradora Andréia Conde frequenta há menos de um mês o restaurante, mas, segundo ela, também já pôde, logo de início, sentir os efeitos da alimentação probiótica. “Eu me sinto bem mais disposta e sem aquela ânsia de comer”, declara.