Publicidade
Entretenimento
Doenças do Coração

Alimentos que são aliados da saúde do coração

Ter um coração saudável também passa pela alimentação equilibrada que inclui sementes e óleos 28/09/2012 às 17:04
Show 1
Boa alimentação é caminho certo para coração saudável
acritica.com Manaus

As doenças cardiovasculares são responsáveis por aproximadamente, 30% das mortes no Brasil, tornando-se a primeira causa de morte entre os brasileiros. Estudos mostram que 70% dos distúrbios cardíacos podem ser evitados com a boa alimentação.

“O consumo excessivo, tanto de gordura de origem animal quanto de frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados, predispõe ao acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, a pressão arterial e os riscos de infartos e AVC”, afirma Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da Mundo Verde.

Sementes como a Chia e a Linhaça, ricas em ômega 3, auxiliam na prevenção. “O ômega 3 ajuda a diminuir o colesterol e a pressão arterial. Por isso, alimentos fontes, como chia, linhaça e seus óleos devem fazer parte do cardápio" completa Flávia.

 Existem outros alimentos funcionais que diminuem os riscos de se contrair doenças do coração. Saiba quais são os principais:

Óleo de peixe: fonte de omega 3, auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.

Suco de uva: fonte de poderosos antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres e relaxam os vasos, auxiliando no controle da pressão arterial e do colesterol.

Cápsulas de óleo de alho: rico em alicina, um antioxidante, o alho impede que o colesterol se fixe na parede das artérias evitando o entupimento dos vasos. Além disso, aumenta a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e reduzindo a pressão arterial. 

Cacau: fonte de epicatequinas e catequinas de efeito antioxidante. Reduzem a agregação plaquetária e auxiliam no controle do colesterol.

Farinha de banana verde: Contém o amido resistente, que fortalece e aumenta o número de bactérias benéficas do intestino, favorecendo um bom funcionamento intestinal. Também dificulta a absorção das gorduras e glicose.

Spirulina havaiana: fonte de vitamina K, importante para adequada coagulação sanguínea e para saúde cardiovascular, pois evita o enrijecimento da parede das artérias.

Chá verde:  é  rico em polifenoi. Apresenta ação comprovada na redução dos níveis de colesterol sanguíneo.

Óleo de abacate: destaca-se pelo alto teor de ácido oléico e de beta-sitosterol que diminuem as taxas de colesterol prevenindo a aterosclerose, infartos e derrames.