Publicidade
Entretenimento
Vida

Alunos da Ufam produzem viral do Harlem Shake

O viral já tem exemplares gravados em todos os cantos do mundo. 21/02/2013 às 20:38
Show 1
Alunos fazendo a performance de Harlem Shake
Bruno Strahm Manaus (AM)

Alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) produziram um vídeo de trecho da música ‘Harlem Shake’ que se tornou viral na internet há algumas semanas. A gravação ocorreu na manhã desta quinta-feira (21), no próprio campus, na Avenida General Rodrigo Otávio, Coroado, na Zona Leste de Manaus.

O idealizador do vídeo foi o professor de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, Danilo Egle. De acordo com ele, a proposta é analisar como um vídeo viral ganha proporção .

“Ministro uma matéria chamada Comunicação Comparada. Já estudamos as mídias tradicionais e agora estamos pesquisando o poder da internet. Vamos estudar a força de um viral e ver quantas visualizações nós conseguimos para saber se foi um sucesso”, comenta o professor

Fenômeno mundial

Já existem centenas de vídeos postados no Youtube com duração de 30 segundos em média de diversas partes do mundo, mas com a mesma premissa. Em todos eles, uma única pessoa começa a dançar a música Harlem Shake - do grupo eletrônico Baauer -, e logo depois há um súbito corte seco na cena, mostrando uma multidão ensandecida dançando (?) ao som do ritmo.

Produção

Para contar com participantes para o vídeo, Egle convocou seus próprios alunos e pediu para que os mesmos convidassem amigos de outros cursos da Ufam. Houve uma convocação formal aos interessados em participar do Harlem Shake por meio de redes sociais como o Facebook.

Uma hora antes da gravação, vários alunos lotavam o Hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Ufam fantasiados com diferentes indumentárias.

“O bacana de um vídeo que se torna viral é que ele acaba ganhando características do local onde ele foi realizado. Há as especificidades regionais junto com a proposta do vídeo original”, completou Egle.