Publicidade
Entretenimento
Ambientes masculinos

Ambientes com temáticas masculinas deixam espaços mais personalizados

Do mesmo jeito que as mulheres gostam de deixar a casa com a cara delas, os homens também buscam opções para deixarem seus espaços personalizados 09/04/2012 às 08:47
Show 1
Ambientes personalizados deixam casa ainda mais bonita e com a cara do dono
Luciana Santos Manaus

 Quantas mulheres não sonham em ter um closet com espaço suficientes para acomodar todas as roupas e acessórios de maneira prática? Pois os homens estão cada vez mais interessados em cantinhos da casa que possam ser “só” deles, com decoração inspirada em suas preferências e necessidades. E esses espaços são os mais variados, passando pela adega, sala de jogos, closet, banheiro, garagem, home office e até mesmo a cozinha gourmet.

Mas a decoração de ambientes masculinos possui algumas características específicas. O arquiteto Marco Araújo explica que nesses locais normalmente predominam formas retas, cores escuras- como o preto e o grafite - e alta tecnologia de som e iluminação. “Eles gostam muito de novas tecnologias, como a automação e o uso de TV e retroprojetores”, conta.

 Outra característica é o uso da madeira, que dá um tom rústico ao ambiente. O arquiteto também diz que os homens costumam ser mais práticos, tomam decisões rápidas, enquanto as mulheres são “movidas pela paixão”. As diferenças entre eles também está presente nos móveis. O arquiteto cita como exemplo o estilo do sofá, que os homens preferem mais profundo, macio e baixo, enquanto as mulheres preferem modelos mais curtos, altos e firmes, para facilitar na hora de levantar quando estiverem usando salto alto.

Materiais

O arquiteto Sérgio Monteiro de Paula diz que em espaços masculinos deve-se utilizar materiais “duros”, como a madeira, que garante um ar rústico ao ambiente. “O carvalho, por exemplo, lembra os tonéis de whisky ou as caixas de charuto. Deixar os tijolos à mostra também emprega rusticidade ao ambiente.

Mas se a ideia é algo mais sofisticado, pedras como mármore e granito devem ser utilizadas em cores escuras”, ensina. O profissional orienta que se evite o uso de tecidos, mas caso a pessoa que vá usufruir do local não abra mão do material, ele cita a estampa xadrez príncipe de Gales como uma opção a ser empregada na decoração. “Brilhos e reflexos também devem ser evitados”, alerta.

Quando o assunto é o banheiro masculino, Sérgio diz que a bancada deve ser menor se comparada à utilizada em um ambiente feminino, já que a quantidade de cosméticos utilizada por eles é menor. Já a cuba e o espaço do chuveiro devem ser maiores, pois eles possuem movimentos mais bruscos, o que demanda um espaço mais amplo. O arquiteto conta ainda que vem crescendo o gosto dos homens pelas cozinhas gourmet, onde costumam receber os amigos enquanto bebem um bom vinho e preparam alguma receita especial. “É um espaço que você pode trabalhar mil estilos. Eles gostam bastante, querem bons materiais e espaço para acomodar todos os apetrechos”, afirma.

Iluminação

Para a decoração de um uma sala de jogos, a arquiteta Maísa Oliveira cita como exemplo um projeto voltado a um jovem solteiro. Segundo a profissional, o ambiente deve ser mais intimista, com tons escuros nas paredes para “dar um ar proibido”. No local, cabe ainda investir em mesas de pôquer, sinuca, adega e bar. A iluminação, segundo ela, deve ser amarelada e pontual, com direcionamento para os locais das atividades, como as mesas de jogos e o bar.

blog

Cristiane S. Mayor arquiteta

“Assimilar a personalidade do cliente é sempre o desafio de qualquer profissional. Quando criamos a “Garagem Rock” (Casa Cor Amazonas 2010), o perfil era de um jovem solteiro, apaixonado por música, motos e vídeo-game e usamos objetos que poderiam ir pro lixo, como as garrafas pets que foram usadas na parede acústica e os camburões, que pintamos, colamos adesivos e transformamos em uma bancada. Existem acessórios que podem compor decoração, como coleções que às vezes não são bem aceitos pelas mulheres, como ferramentas, mas que garantem um visual interessante. É deixar a imaginação fluir e o propósito é sempre criar espaços agradáveis e funcionais. Acredito que todos os espaços têm seu charme e o desafio é criar algo funcional e que seja também lúdico também para os visitantes.