Publicidade
Entretenimento
Amigos para curtir

Amigos para curtir e compartilhar além das telas de computador

Vida&Estilo conta histórias de quem tem muitos amigos, dentro e fora das redes sociais 19/07/2012 às 15:12
Show 1
Daniel tem mais de dois mil amigos no facebook. Para ele, sinceridade é o segredo da amizade , mas bom humor conta, e muito
Felipe de Paula Manaus

 A amizade é uma verdadeira instituição da fraternidade humana. Amigos são como irmãos, só que escolhidos a dedo. É com o dedo, aliás, que os adicionamos no Facebook. Trocadilhos à parte, é em tempos de redes sociais que essa relação de cumplicidade e afeto ganha novas implicações. Fica mais fácil marcar um sorvete, mas, uma vez sentados à mesa, há quem não desgrude do smartphone. Para lembrar o Dia do Amigo (comemorado no próximo dia 20), o Vida&Estilo selecionou três histórias de pessoas que têm muitos amigos - na rede e fora dela. Eles contam qual o segredo para fazê-los, mantê-los e, sobretudo, curtir e compartilhar com eles.

Daniel presença

Daniel Pinheiro, 26, é uma dessas pessoas que faz amigo até em fila de banco. Na foto ao lado, que ele mesmo propôs, Daniel Presença, como é chamado pelos amigos, manda um abraço para todos eles, com seu bom humor e espontaneidade característicos.

 “Hoje em dia o mundo é muito sério”, diz ele, que usa o pseudônimo de Claricinha Lispector para arrancar gargalhadas dos amigos no Face. “Já ouvi comentários de gente dizendo para mim que estava num dia ‘mais ou menos’ e foi ler as brincadeiras que eu faço e ficou melhor, sorriu. Nem esperava por isso”, diz ele.

Questionado se os mais de dois mil contatos no Facebook são todos amigos, ele fala sério: “Amigo mesmo se tem poucos. Lá em casa eu tenho duas, minha mãe e minha irmã, e mais alguns poucos de coração”. Perguntado se dá pra contar numa mão, ele para, olha para os próprios dedos e diz sorridente: “Um pouquinho mais” (risos). Para ele, os segredos da boa amizade são lealdade e sinceridade, mas não sem uma boa dose de brincadeira.

Possibilidade

E foi brincando que ele inventou a história de que a amiga Tereza Azêdo, atual vencedora do Miss Parintins (ela ainda não recebeu a faixa), seria a nova porta-estandarte do Boi Caprichoso.

Foi o suficiente pra espalhar a notícia e colocar a bela jovem na lista de candidatas do item. “É uma possibilidade”, diz Tereza, sem descartar a ideia.

 Tereza só não gosta de dividir os amigos como os smartphones

A estudante de arquitetura também se considera uma felizarda: aos 22 anos, ela coleciona muitas e boas amizades. Tanto que, com um ano de conta no Facebook, já tem mais de mil amigos adicionados. “Eles ficavam pedindo para eu entrar. Eu demorei, mas acabei entrando”, diz ela. Talvez fosse o medo de perder a amizade.

Quanto mais melhor!

O radialista João Batista - que até o final fechamento desta edição tinha exatos 5.440 amigos no Facebook - diz conhecer todo mundo. “Tiveram uns que eu demorei, pensei muito, mas acabei reconhecendo. Quando não tinha jeito, eu perguntava: ‘e os velhos tempos, de que você lembra?’, e, com a resposta, descobria quem era a pessoa”, conta ele, aos risos. Batista, aliás, é um especialista na arte de fazer rir, talvez por isso colecione tantos amigos. “Os amigos são um prolongamento da nossa vida. Eles nos completam”, afirma.

       João Batista tem mais de cinco mil amigos no Face

 Para ele, o segredo da amizade reside em não “ficar reparando” o defeito dos amigos, e sim as qualidades. “Se você fica reparando os defeitos, carrega eles com você. Se você cavar, vai achar michoca. Se for mais fundo, acha petróleo. Depende do que está procurando”, filosofa. Sobre o lugar mais estranho que ele já fez amizade, responde: “Em uma batida de carro. Estava errado. Chamei a moça para almoçar. Somos amigos até hoje!”, relembra.

Dia do Amigo

Para celebrar “a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida do seres humanos de todo o mundo”, a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou o dia 30 de julho como o Dia Internacional da Amizade. No Brasil, a data é mais comemorada no dia 20 de julho, que neste ano caiu - para a graça dos amigos - numa sexta-feira.