Publicidade
Entretenimento
GASTRONOMIA

Após largar a advocacia, Viviane Almeida faz sucesso com receitas saudáveis e lança livro

Hoje ela compartilha suas criações repletas de nutrientes por meio do instagram @docesaudefit que tem quase de 500 mil seguidores 24/07/2017 às 16:27 - Atualizado em 24/07/2017 às 17:30
Show viviane4
Viviane deixou de lado a advocacia, passou a investir na gastronomia saudável e está cursando faculdade de Nutrição (Fotos: Reprodução)
Lucy Rodrigues Manaus (AM)

“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. A célebre frase de Hipócrates - médico grego consideradopaidaMedicina-tão replicada porprofissionais da nutrição, nunca fez tanto sentido para a ex-advogada cuiabana Viviane Almeida. Casada, mãe de dois filhos e com a carreira consolidada, ela viu sua vida virar de cabeça para baixo em 2014, quando seu marido, na época com apenas 46 anos, foi diagnosticado com um câncer grave no intestino. Determinada e buscando maneiras de ajudá-lo, Viviane deixou a profissão de lado para se dedicar exclusivamente ao tratamento da doença. Em busca de alternativas para amenizar esse processo, passou a cozinhar refeições repletas de nutrientes.

“Comecei a conversar com especialistas e pesquisar mais sobre a doença e a forma como ela reage no corpo, tudo para melhorar a alimentação dele e da família inteira. Antes disso, tínhamos hábitos da maioria, comíamos enlatados e industrializados, tínhamos refrigerantes à mesa”, revela.

Logo no início do tratamento, ela cortou do dia a dia da família ingredientes como açúcar, óleo vegetal, farinhas brancas e refinadas e com glúten e lactose. “O tumor se alimenta de gordura e açúcar, então comecei a pesquisar receitas com bastante fibras para baixar o índice glicêmico e assim meu marido não ter picos de insulina no sangue”.

Entre as releituras cheias de sabor e nutrientes, o pão de queijo feito com batata doce, aprovado pelo paladar do companheiro, que é mineiro. “Testei várias receitas, adaptei novos ingredientes mais nutritivos, e com essas mudanças fomos obtendo não só alívio no processo da quimioterapia, mas ótimos resultados ao longo do tratamento”.

Hoje, após a cura do marido, Viviane deixou de lado a advocacia e passou a investir na gastronomia saudável e está cursando faculdade de Nutrição. “Fiz uma promessa que se ele se curasse, iria compartilhar todo esse conhecimento que adquiri com o Brasil e o mundo”.

Assim, surgiu o instagram @docesaudefit que se tornou sucesso e hoje tem quase de 500 mil seguidores; o site www.docesaudefit.com.br e o livro, relançado em formato e-book com 76 receitas doces e salgadas, entre elas o pão de queijo que ela compartilha com nossos leitores. “Minhas receitas são mais voltadas para o lanche. Tento adaptar aquele bolo da vovó com gosto de infância; pratos que as pessoas possam compartilhar e ter um momento gostoso em família. Todos que provaram aprovaram”, endossa.

Mas os planos de Viviane não param por aí. Ela já começou a dar cursos de gastronomia saudável pelo País e quer ampliar sua atuação. “Quero ensinar o maior número de pessoas a cozinhar de forma saudável e, quando for nutricionista, poder passar a dieta e ensinar a pessoa a executá-la, desde ir ao mercado até a cozinha, ensinando assim uma reeducação alimentar para conduzir a vida saudável dela e de toda a família”.

 

Receita

Pão de queijo de batata doce

Ingredientes

30g batata doce cozida e amassada

1colher de sopa de chia

1 colher de sopa linhaça dourada

1 colher de sopa de manteiga derretida ou azeite

1/2 colher café de sal rosa

2 colheres de sopa de leite

1 xícara de ricota ralada ou desmanchada nas mãos mesmo.

Entre 8 a 10 colheres de sopa de polvilho doce.

2 ovos

Modo de preparo

1- Coloque os ovos, o leite e a manteiga em uma bacia de vidro, mexa bem, acrescente a batata doce e a chia, linhaça, mexa novamente, a ricota, mexa, vá acrescentando o polvilho aos poucos, de 3 em três colheres, comece a moldar a massa com as mãos, quando a massa desgrudar das mãos é o ponto para enrolar.

2- Coloque numa forma untada e asse em forno médio 180 a 200 graus por 40 minutos ou até dourar.

Rende 22 pães de queijo

Cada porção tem menos de 2 gramas de gordura, comparado ao pão de queijo tradicional que tem mais de 15 gramas a porção.