Publicidade
Entretenimento
Vida

Aprenda a conservar suas bijuterias e deixá-las seminovas

Você tem uma bijuteria predileta que de tão antiga está perdendo a beleza? Isso é simples de resolver! Confira aqui dicas como conservá-las 22/10/2012 às 08:31
Show 1
Bijuterias coloridas fazem sucesso com a mulherada
acritica.com ---

Geralmente os amantes de bijuterias têm uma peça em especial como preferida, mas com o passar do tempo, a ‘biju’ fica sem vida e totalmente desgastada. Existem alguns métodos que podem conservar os artefatos e fazê-los durar cerca de um ano. Veja as dicas de cuidados e manutenção que a PINKBIJU, uma das maiores redes de bijuterias e acessórios, preparou:

Como guardar a bijuteria?

Prefira guardar sempre em porta-jóias forrado de tecido macio e separadas de outras peças, para que não entre em atrito umas com as outras.

Não tem um porta-jóias?

Improvise um. É só forrar uma caixinha com um pano macio. Separe as peças em saquinhos de veludo, individualmente, principalmente pulseiras e colares e se não tiver de veludo, guarde-as em saquinhos plásticos. O importante é não ter atrito direto entre as peças. Evite esquecer as bijuterias em qualquer lugar como bolsas, bolsos de calça, para não entrar em contato com outros materiais que possam danificá-las.


Outra dica é colocar um pedaço de giz branco (aqueles usados pelos professores) no porta-jóias, o giz vai absorver a umidade e evitar que as bijuterias escureçam ou fiquem embaçadas. Devem ser evitados contatos das peças com produtos químicos, como tintura de cabelo, produtos de alisamento para cabelo, água sanitária, desinfetantes, detergentes, entre outros produtos de limpeza e também com o vinagre. Esses produtos podem alterar o brilho e a coloração das peças.

Evite molhar a bijuteria, se isso acontecer é preciso secar a peça o mais rápido possível. Outro cuidado é lembrar-se de tirar os brincos, anéis, colares e pulseiras na hora de passar creme hidratante e perfumes, após aplicar estes produtos aguarde até que a pele esteja seca para recolocar as bijuterias.

Para limpeza e conservação, uma flanela ou pano limpo e seco é o suficiente para tirar alguma sujeirinha e acentuar o brilho da peça, se por acaso cair alguma substância como molho ou produto de limpeza, o importante é limpar a peça imediatamente, apenas neste caso, lavar com água corrente com detergente neutro e, em seguida, secar utilizando secador em baixa temperatura, para que não danifique pedras, pérolas e outros adendos da ‘biju’.

Sempre que a peça estiver com um aspecto diferente e sem brilho, está na hora de fazer uma limpeza com a flanelinha limpa e seca. Para manter os brincos sempre bonitos mantenha a tarraxinha e o pino do brinco limpos com algodão e álcool, para evitar irritações na orelha.

No verão, é comum ver as mulheres com brincos, anéis, colares e pulseiras na praia, no mar e nas piscinas. Este é um erro gravíssimo, pois a maresia, o cloro, o protetor solar e o bronzeador, oxidam o material da bijuteria. A dica é não usar as peças em nestas ocasiões e guardá-las para quando for exibir o bronzeado à noite, após o banho de sol. Seguindo essas dicas, suas bijuterias, mesmo aquelas mais antigas, ficarão lindas por muito mais tempo.