Publicidade
Entretenimento
CULINÁRIA

Aprenda a fazer em casa o delicioso cinnamon roll e o pão tortano de calabresa

Na preparação de pães caseiros, paciência e amor são ingredientes indispensáveis para se obter um pão fofinho 13/08/2017 às 07:54
Show zvida0513 99r
De acordo com a chef Camila Lima, o segredo para obter sucesso na produção de um pão está em respeitar o tempo da massa (Foto: Evandro Seixas)
Mayrlla Motta Manaus (AM)

“Cozinhar com zelo é um ato de amor”. A frase do crítico de culinária Craig Claiborne define bem um dos segredos para as receitas darem certo. Pode até parecer clichê, mas na preparação de pães caseiros, como você vai aprender na edição deste domingo do VIDA & ESTILO, a paciência e amor são ingredientes indispensáveis para obtermos um pão delicioso e fofinho. 

Vamos aprender duas receitas especiais. A primeira é a Cinnamon Rolls, o pão doce de canela da Casa Monsenhor. A segunda é o pão tortano de calabresa do Toque Gourmet. 

De acordo com a chef do Toque Gourmet, Camila Lima, o segredo para obter sucesso na produção de um pão, seja doce ou salgado, está em respeitar o tempo da massa. “O procedimento de mistura dos ingredientes deve ocorrer no tempo certo para, então, alcançar o famoso e tão esperado ‘ponto de véu’, que consiste em sovar a massa para desenvolver a rede de glutén, obtida por meio da mistura de água com as proteínas do trigo que deixa a massa elástica e lisa”, explica. Camila acrescenta que sovar é essencial. “É importante também não deixar a massa descoberta durante o processo de fermentação”, disse.  

A chef de cozinha da Casa Monsenhor, Fabrícia Andrade, compartilha que na preparação do pão doce o segredo está em obedecer todas as etapas da receita. “Acrescentando os ingredientes no tempo certo. Na cozinha precisamos ser ágeis, não se pode perder tempo, por isso é preciso termos bastante atenção em cada etapa. Segredo para o pão doce é descansar por 24h ou 48h. Essa dica é para melhorar a fermentação”, compartilha. 

Pão tortano de calabresa

Ingredientes

2 kg de trigo
20g de fermento biológico
50g de sal
1200g de água gelada
100g  de azeite
60g  de açúcar

Recheio

Calabresa cortada fina e mussarela ralada.

Modo de preparo
1-  Misturar o trigo com o fermento, sal e água. Quando obter uma massa homogênea, adicione o sal e o azeite e sove a massa até obter o ponto de véu (massa elástica).
2-  Deixe a massa descansar por 20min. Logo após, divida a massa em duas partes iguais e com o auxílio de um rolo, abra a massa e recheie com calabresa e mussarela
3-  Modele a massa em forma de trança. Deixe descansar novamente por 1h e depois asse em forno pré aquecido a 200°C por 45 minutos.