Publicidade
Entretenimento
Gastronomia

Aprenda a receita da caldeirada de bacalhau tradicional da mãezona Ana Rebelo

Há quase um ano sem fazer o prato, pois o preparo a fazia sentir uma imensa saudade do pai, Ana resolveu recentemente preparar a iguaria para o marido e depois dividir com algumas amigas. 07/05/2016 às 19:13 - Atualizado em 08/05/2016 às 13:30
Show 1079005
Para a foto dessa reportagem, ela usou uma louça especial, guardada há mais de meio século na família. (Arquivo pessoal)
Lucy Rodrigues Manaus (AM)

Almoço de família é assim: criança correndo pela casa, risos no ar, uma atmosfera de alegria que se completa com o aroma e sabor inconfundíveis daquele prato único, que só alguém muito especial sabe preparar. Esse é o caso da Caldeirada de Bacalhau de Ana Fátima Sampaio Rebelo, 52, uma “mãezona”, como os parentes e amigos costumam chamar.

Filha de portugueses, a paraense radicada em Manaus traz a paixão pela cozinha de raiz no sangue, para a alegria do marido Mariano Rebelo, com quem é casada há 33 anos, dos dois filhos do casal, Marianna e Luiz Felipe Rebelo, e de toda a família do coração que ela adotou com carinho todos esses anos. 

“Eu sou de família portuguesa de pai e mãe [Norberto e Helena Sampaio] e o bacalhau sempre esteve presente na nossa mesa. A caldeirada era um prato que fazia para meu amado paizinho que já não está mais entre nós e ela surgiu da necessidade de variar os pratos de bacalhau, porque todo domingo ele queria comer bacalhau e tomar sua garrafa de vinho. Eu ia mudando as receitas e fazendo, até chegar nessa caldeirada que ele amava”, conta. 

Há quase um ano sem fazer o prato, pois o preparo a fazia sentir uma imensa saudade do pai, Ana resolveu recentemente preparar a iguaria para o marido e depois dividir com algumas amigas. Foi sucesso absoluto. “Todo mundo começou a pedir a receita e eu fui enviando e foi espalhando de uma em uma”.

Generosa, ela compartilha com os leitores de A CRÍTICA um segredinho da receita. “Não tem muito segredo é só seguir a receita da caldeirada normal, só que a gente não põe água. A água a cebola cria e acrescenta o vinho branco, que é o pulo do gato”, revela. Para a foto dessa reportagem, ela usou uma louça especial, guardada há mais de meio século na família.

“Essa louça era da minha mãe que graças a Deus mora aqui em Manaus com a gente. Ela ganhou de casamento há 56 anos e na mudança dela de Belém pra Manaus, há uns sete meses, ela me presenteou com ela. Todo mundo que me conhece sabe que eu sou a louca das louças. Amo coisas de casa e amo louças; como minha mãe me deu eu não uso pra nada que vai ter muito manuseio. Só para jantares especiais com duas, no máximo três pessoas, e eu mesma lavo e guardo logo”. 

Casa Cheia

Como colocamos no início dessa reportagem, domingo de Dia das Mães pede casa cheia de parentes, com muita alegria e mesa farta, tudo o que Ana mais ama. “A minha casa sempre foi o palco de comemorações dos meus filhos e seus amigos, meus sobrinhos de coração. Sempre amei a casa cheia eu gosto disso, tanto que, ao me mudar da casa em que meus filhos cresceram, recebi mensagens lindas dos amigos deles falando de tudo que viveram lá, das festas, noites de conversas, dos domingos na piscina no churrasco, enfim, só coisa boa, então eu tive a sensação do meu dever cumprido”.

Hoje, com os filhos crescidos com suas próprias famílias, a antiga casa ficou grande demais para Ana e o marido, que se mudaram para um apartamento menor, mas o coração da mãezona continua enorme e pelo menos uma vez por semana sempre cabe todo mundo. “Graças a Deus achamos um ninho novo e continuamos aqui, de braços abertos para essas pessoas amadas que são do bem e que estão sempre perto da gente e a gente quer sempre junto da gente”.

Receita fácil da Caldeirada de bacalhau

Ingredientes

04 postas médias de bacalhau +ou- 800gr;  500gr camarão; 02 cebolas grandes;  02 dentes de alho; 03 tomates; 04 batatas; couve à gosto; 03 colheres (sopa) colorau;  ½ pimentão verde; ½ pimentão vermelho; pimenta de cheiro; 02 folhas de louro; pimenta preta; azeite e 250ml de vinho branco.

Preparo

1.Tempere o camarão com casca e cabeça com sal grosso;  Corte as cebolas e batatas em rodelas  e o  alho em lâminas. 2.Limpe as pimentas (tire as sementes) e corte em rodelas; Corte o pimentão  e os tomates sem pele e sem sementes em tiras. 3.Tire a pele do bacalhau e corte em postas grossas. 4.Em uma panela grande coloque azeite, cebola, alho, pimentão, pimenta, sal, pimenta preta, colorau, tomate, couve. 5. Acrescente a batata, colorau, folha de louro e regue com vinho branco e azeite; deite as postas de bacalhau e os camarões com um pouco de vinho branco e azeite; tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos. Acrescente coentro e cozinhe por mais 10 min.