Publicidade
Entretenimento
Hortas caseiras

Aprenda como cultivar uma horta em casa

Algumas dicas ajudam quem quer ter sua horta de temperos em casa 27/10/2012 às 12:04
Show 1
Dicas simples ajudam a ter um jardim ou mesmo horta caseiros
acritica.com ---

O hobby da jardinagem pode também ser sinônimo de alimentação sadia. O cultivo de hortas em casa é algo muito comum em países como o Japão e traz a grande vantagem de ter temperos e especiarias sem nenhum conservante ou agrotóxico. Para começar não é preciso um grande quintal, já que pequenos vasos podem ser suficientes para dar início ao processo.

De acordo com a gerente de Marketing e Produtos da Gardena, Graziela Lourensoni, “O mais importante para fazer uma horta em vasos é escolher as plantas e locais certos. Depois, com dedicação e sabendo conservar, o prazer de poder saborear aquilo que você mesmo planta é garantido”.

A Gardena, referência mundial em soluções inteligentes, dá dicas de como criar uma horta.

Como plantar – As plantas precisam de luz para fazer a fotossíntese, sobreviver e crescer, por isso, é essencial que elas estejam em um local bem iluminado para elas. De preferência, deixe a horta em um local com sol direto em pelo menos parte do dia. Em apartamentos, as sacadas e a área de serviço costuma ser bons locais.

Os vasos devem possuir drenos, furos embaixo para o excesso de água escorrer. Vasos mais baixos secam mais rapidamente. Prefira vasos de 10 ou mais centímetros de altura.

As espécies mais utilizadas para plantar em vasos são cebolinha, salsinha, manjericão, manjerona, hortelã, erva-doce e erva-cidreira.

Como manter a horta -  Para manter sua horta saudável, regue-a todo dia ou uma vez a cada dois dias. Mantenha a terra levemente úmida, nunca encharcada.                                   

Se desejar, adube o vaso com pequenas quantidades de húmus, adubos minerais ou adubos líquidos. Mas nunca exagere nos adubos, já que isso pode levar à “queima” da planta, o que pode matá-la.

Replante de vez em quando, pois as pequenas plantas não duram para sempre, uma hora começarão a exibir um mau aspecto. Quando isso ocorrer, você deverá replantar as mudas e trocar a terra do vaso. Se folhas doentes aparecerem, retire-as imediatamente.