Publicidade
Entretenimento
Vida

Aprenda receita de prato francês com o Chef Dudu Prado

Os ingredientes de preparo do “Camarão a Provençal” podem ser encontrados com facilidade nos mercados locais 16/01/2016 às 14:34
Show 1
As ervas e o tempero é que fazem a diferença na receita do Camarão a Provençal
Lídia Ferreira Manaus (AM)

Sofisticada, com uma apresentação de encher os olhos e muito saborosa. Assim é  a culinária francesa, que carrega peculiaridades de acordo com cada região da França.

E quem disse que também não é prática? O chef Dudu Prado, especialista no tema, ensina aos leitores do VIDA uma receita para quem quer passar pouco tempo na cozinha e, claro, poder arrebatar paladares. 

Ousar é sempre uma boa opção quando o assunto é gastronomia. Por isso, o chef Dudu escolheu o Camarão a Provençal, acompanhado de arroz negro. Diferente dos pratos franceses mais clássicos, onde a manteiga é o destaque, esse utiliza o azeite.

“Provence é, talvez, a região mais saudável da França, onde há muito o uso do azeite  no lugar da manteiga. Há o uso de vinhos, vegetais frescos, pouquíssimo ou quase nada de creme de leite, então, se você quer pedir algo mais leve em um restaurante francês, procure a palavra provençal”, ensina o chef do  La Coquette, restaurante francês recém inaugurado em Manaus. 

Ele reforça que a cozinha francesa não tem como característica ser tão leve, mas é rica em sabor. “A gente brinca que são três segredos: manteiga, manteiga e manteiga. Mas estamos vendo que não é só isso, ela capricha bem nos temperos e nos aromas, com o uso de ervas frescas e especiarias ”, explica. Inclusive, as ervas e o tempero é que fazem a diferença na receita do Camarão a Provençal.

“É um prato que  tem a simplicidade do sabor, é super perfumado, tem uma alcachofra que dá uma textura legal e tem ingredientes que você  acha com  facilidade  nos mercados locais”. O segredo do chef para o toque especial da receita está nesse ponto: “Picar as ervas frescas na hora da preparação, quando for para a frigideira,  faz toda a diferença”, ensina. Agora é cozinhar e bon appétit !

Confira a receita

Ingredientes (serve 2 pessoas):
300g de camarões médios descascados e limpos (deixe o somente o rabo para decoração)
50ml de vinho branco
2 corações de alcachofras cortados em 4 pedaços
40g de alcaparras
8 unidades de tomate cereja
Mix de ervas (alecrim, tomilho, salvia bem picadas)
Azeite
Sal
Pimenta

Preparo

1.Descasque e limpe os camarões, mas deixe o rabo para decoração 2.  Em uma frigideira colocar um fio de azeite 3.Tempere levemente os camarões e coloque para salteá-los na frigideira 4. Acrescentar as alcachofras, alcaparras e tomate cereja e vinho para deglacear. 5.Deixar cozinhar 6.finalizar o prato com um pouco mais de azeite e o mix de ervas 7.Servir acompanhado de arroz negro.