Publicidade
Entretenimento
Vida

Apresentações musicais movimentam exposição em shopping neste fim de semana

Mostra foi especialmente concebida e montada para celebrar os 346 de Manaus, que serão comemorados dia 24 de outubro 08/10/2015 às 21:21
Show 1
Exposição, que tem entrada gratuita, está montada no piso Castanheiras, próximo a entrada pela avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), e funciona no mesmo horário do Manauara Shopping
acritica.com* Manaus (AM)

A música vai tomar conta da exposição “Teatro Amazonas - A Glorificação das Artes”, no Manauara Shopping neste final de semana. A programação já começa nesta sexta-feira (9), com a presença da dupla de músicos da Amazonas Filarmônica, Claudio Abrantes e Adriana Velikova.

O duo de flauta e violoncelo promete apresentar um repertório eclético que vai de Bach a Villa-Lobos, passando por Bizet, Debussy e Mancini. A apresentação, aberta ao público, acontece a partir das 19h.

No sábado (10), a dupla Jonilson Reis e Aécio Bezerra, da Amazonas Jazz Band comanda a noite na exposição. Fechando a programação, no domingo (11), o músico Junior Rodrigues, faz uma apresentação de voz e violão. As duas apresentações acontecem às 19h.

A exposição, realizada pelo Manauara Shopping e pelo Governo do Amazonas/Secretaria de Estado de Cultura, é um passeio pela história do Teatro Amazonas através de imagens, maquete, livros, sons e a reprodução das plantas de construção do monumento.

A mostra foi especialmente concebida e montada para celebrar os 346 de Manaus, que serão comemorados dia 24 de outubro. Logo na entrada da exposição o visitante se surpreende, com um painel com a imagem que reproduz a visão que se tem quando está no centro do palco do Teatro Amazonas, e uma vitrine com cortinas de teatro, fazendo com o que o visitante se sinta o artista em pleno espetáculo. 

O passeio inicia com painéis com a foto mais antiga que se tem notícia do Teatro Amazonas, construído no início do século 20. Ao lado, as plantas do projeto arquitetônico da cúpula e uma linha do tempo mostram a evolução da obra e fatos importantes ocorridos no prédio. 

O tour segue para uma sala de projeção de um vídeo que narra os fatos mais relevantes da vida política de Eduardo Ribeiro, o mais célebre governador do Amazonas e o responsável pela construção do Teatro Amazonas. 

O visitante se depara, ainda, com peças originais que fazem parte do acervo do Museu do Teatro Amazonas e que, pela primeira vez, estão expostas em outro local: escarradeiras e lava mãos de porcelana, placas de sinalização dos camarotes, escamas de madeira que formam a cúpula do teatro e sapatilhas de bailarinos famosos que se apresentaram no palco do Teatro Amazonas, como Mikhail Baryshnikov. 

A exposição, que tem entrada gratuita, está montada no piso Castanheiras, próximo a entrada pela avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), e funciona no mesmo horário do Manauara Shopping. 

*Com informações da assessoria