Publicidade
Entretenimento
CULINÁRIA

Apresentador e chef Edu Guedes irá ministrar aula-show em Manaus nesta sexta (13)

Há 20 anos dividindo receitas e dicas de cozinha com os telespectadores e, mais recentemente, com os internautas, o paulista de 41 anos não abre mão de compartilhar ideias e dicas com o público também ao vivo 09/05/2016 às 09:34
Show 1080839
Guedes e os companheiros do “Melhor pra você”, Celso Zucatelli e Mariana Leão (Foto: Divulgação)
Jony Clay Borges Manaus (AM)

Mais do que um conjunto de técnicas e conhecimentos para o preparo de refeições, a culinária é uma forma de aproximar as pessoas. É o que defende o chefe de cozinha Edu Guedes. Há 20 anos dividindo receitas e dicas de cozinha com os telespectadores e, mais recentemente, com os internautas, o paulista de 41 anos não abre mão de compartilhar ideias e dicas com o público também ao vivo.

“Minha culinária é sempre muito participativa. Por meio dos eventos, tenho a oportunidade de me aproximar cada vez mais das pessoas e dividir experiências. A culinária possibilita essa troca”, declara ele, em entrevista por email para a reportagem.

Nesta semana, será com o público de Manaus que Guedes vai trocar experiências. Na sexta-feira, dia 13, o chef paulista e apresentador ministra uma aula-show de culinária no Amazonas Shopping, parte de uma ação do centro de compras relativa ao Dia das Mães (veja o Saiba Mais). No encontro, ele exibirá um pouco de seus conhecimentos gastronômicos e também sua simpatia característica.

“Aos que conseguirem prestigiar o evento, garanto que levarão para casa muitas dicas interessantes para aplicarem na cozinha e muitas risadas!”, adianta ele.

Diferentes telas

Essa proximidade de Guedes com o público foi o que levou o chef e apresentador a estender seu trabalho à Internet. No finalzinho do ano passado, ele lançou seu canal no Youtube, o “Cozinha do Edu”, que hoje conta com quase 12 mil inscritos. Na rede, ele e seus convidados apresentam dicas e receitas diferentes daquelas do seu trabalho na televisão.

“No canal gosto de variar o conteúdo com receitas, dicas práticas e muito mais”, explica ele, que buscou ampliar as frentes de interação com o público por meio do canal. “Procuro dar opção ao telespectador e ao internauta dando a possibilidade de acompanharem meu trabalho pela mídia que mais o agrade”.

Mais recente empreitada de Guedes, o canal de vídeos também assinala seus 20 anos como apresentador de televisão. O chef, que estreou na TV Gazeta no final dos anos 1990 e passou vários anos na Rede Record, hoje divide o comando do “Melhor pra você”, da RedeTV!, com Mariana Leão e Celso Zucatelli.

“O programa é a extensão da minha paixão: a culinária. Com ele tenho o privilégio de entrar diariamente na casa de milhões de brasileiros e ensinar uma receita diferente para aquela família. Também levamos informação em tempo real”, comenta ele. O programa deverá trazer novidades para celebrar as duas décadas de Guedes na TV, mas o que vem por aí ainda é segredo: “Não posso falar. É surpresa!”.

Paixão no ar

A gastronomia e a televisão são duas das maiores paixões de Edu Guedes. A culinária, claro, foi a que veio primeiro. “Desde muito pequeno me recordo de passar horas na cozinha ao lado da minha avó materna ajudando ela a cozinhar. Foi aí que nasceu minha paixão”, recorda o chefe de cozinha. Mais tarde, com a fama conquistada por sua sorveteria Stuppendo, veio o convite para falar sobre culinária na TV.

“Na época era novidade, pois não existiam sorveterias artesanais de massa no Brasil. Recebi o convite da Claudete Troiano para participar do quadro de culinária do programa dela. Desde então, nunca mais parei”, lembra ele, que faz um balanço positivo de seus 20 anos de televisão. “Lembro como se fosse hoje da minha primeira participação na TV. Agradeço imensamente ao público que sempre me acompanhou e incentivou meu trabalho”.

Integrante do time das celebridades dos matinais brasileiros, Guedes é reconhecido pelos telespectadores e internautas nas ruas e espaços públicos. Mas pensa que ele se incomoda? Pelo contrário. “Tenho sempre muito orgulho”, declara ele. “Adoro ir à feira, mercado, padaria, parque e as pessoas virem falar comigo. Sempre fui muito respeitado pelo público que me acompanha”, completa.

O apresentador finaliza com um recado para o público de Manaus: “Deixo meu eterno agradecimento. Adoro Manaus, inclusive, em muitas idas que fui a trabalho, consegui levar minha família comigo para que também pudéssemos curtir. Tenho somente ótimas recordações”.

Perfil: Edu Guedes

Nascido em São Paulo, em 1974, é chefe de cozinha e apresentador de televisão. Estudou Administração de Empresas na FMU-SP, e Gastronomia em Bolonha, na Itália. Em 1996, inaugurou a sorveteria artesanal Stuppendo, em São Paulo. Estreou na TV no programa “Mulheres”, de Claudete Troiano, na TV Gazeta. A partir de 2000, passa por várias atrações da Rede Record, como “Note e anote”, “Tudo a ver” e “Hoje em dia”. Hoje, apresenta o “Melhor pra você” (RedeTV!) ao lado de Celso Zucatelli e Mariana Leão, e comanda o canal do Youtube “Cozinha do Edu”.

Saiba +

Campanha

Numa ação diferenciada para o Dia das Mães, o Amazonas Shopping vem oferecendo uma série de workshops culinários em Manaus, tendo como ponto alto uma aula-show com o chef e apresentador Edu Guedes, na sexta-feira, dia 13.

Tenda especial

A aula-show de culinária com Edu será realizada numa tenda especial montada no G1 do edifício garagem, em parceria com a M1 Eventos.

Para clientes

Os ingressos para o evento são exclusivos para os clientes que efetuaram compras nas lojas do centro comercial até o último domingo, dia 8. Cada R$ 300 em compras dá direito a um par de ingressos.