Publicidade
Entretenimento
Relacionamento

Apresentadores da ‘Escola do Amor’ lançam livro para evitar ‘coração partido’ no namoro

O livro “Namoro Blindado”, de Renato e Cristiane Cardoso – casados há mais de 20 anos e apresentadores de programa na TV Record – ensina a solteiros e casais a ter um relacionamento saudável 15/05/2016 às 11:15 - Atualizado em 17/05/2016 às 16:16
Show portal casal
Casados há mais de 20 anos, os autores têm experiência no aconselhamento matrimonial (Foto: Divulgação)
Natália Caplan Manaus

“A maioria dos divórcios começa no namoro”. A afirmação uníssona é de Renato e Cristiane Cardoso, conhecidos pelo livro “Casamento Blindado — o seu casamento à prova de divórcio”, que está há mais de 140 semanas nas listas dos mais vendidos do Brasil. Após ultrapassar 2,8 milhões de cópias vendidas, o casal lançou “Namoro Blindado, o seu relacionamento à prova de coração partido”, no último fim de semana.

De acordo com os autores, há muitos erros comuns cometidos ainda durante a paquera e o namoro. Porém, eles são ignorados ou simplesmente passam despercebidos, podendo ter forte influência negativa posteriormente. Além de apresentá-los aos leitores, o objetivo do novo trabalho é dar dicas de como corrigir tais falhas para evitar o fracasso do casamento, antes mesmo de o casal oficializar os laços.

“Com o nosso trabalho aconselhando casais, detectamos que a maioria dos divórcios começa no namoro. A pessoa não viu os sinais que apontavam para um futuro problemático, ou viu, mas não percebeu, ou achou que não eram importantes. O livro dará olhos de águia para o solteiro ver o que realmente importa: resolver problemas antes de casar; não errar na escolha de parceiro, nem estragar o relacionamento com as próprias mãos”, disse Renato.

Apesar de o livro “Casamento Blindado” ser um grande sucesso de público e vendas, a expectativa dos também apresentadores do programa “The Love School - A Escola do Amor” — exibido aos sábados, na Rede Record, pela TV A CRÍTICA — é receber o feedback de pessoas que sofreram uma transformação efetiva após a leitura. Para esta obra literária, foram entrevistados mais de 4 mil solteiros e casados.

“Definimos o sucesso desse trabalho muito mais pelo impacto na vida dos leitores do que pelos livros vendidos em si. Por essa medida, temos grande expectativa, pois ‘Namoro Blindado’ é resultado de mais de dois anos de trabalho e uma extensa. Nosso objetivo foi criar uma poderosa ferramenta para ajudar todos os solteiros na busca pela realização no amor. Cremos que o livro atingiu esse objetivo e vai ajudar muita gente”, enfatizou Cristiane.

Trabalhando em acompanhamento e aconselhamento de casais e solteiros, os escritores Renato e Cristiane Cardoso têm muita “bagagem” para compartilhar. Por isso, o diferencial de “Namoro Blindado” está na estratégia para conquistar um relacionamento saudável antes mesmo de entrar em um. “Os solteiros que não conseguem achar alguém interessante se surpreenderão com as estratégias do marketing pessoal. Quem já namora, aprenderá os ‘Padrões Namoro Blindado’, que é uma forma de conduzir o namoro em alto nível; Entre outros assuntos interessantes”, ressaltou Renato.

Segurança antes de ‘alçar voo’

Educador familiar e matrimonial, certificado pelo National Marriage Centers de Nova York, Renato Cardoso apontou alguns pensamentos que permeiam a sociedade moderna e podem acarretar em problemas aos casais de todas as idades, que não se interessam em aprender sobre o tema. Entre eles, “amor não se aprende” e basta “seguir o coração”, porque “se é para ser, será”. Segundo ele, todos esses paradigmas devem ser desconstruídos.

“Elas aceitariam ser passageiras em um avião onde o piloto vai começar a aprender a pilotar naquele primeiro vôo? São essas pessoas que mais tarde lamentam: ‘casei errado’, ‘perdi o amor da minha vida’ ou ‘fiquei para titia’. A melhor época para se preparar para um casamento é antes de namorar. É preciso se conhecer, estar bem resolvido com o passado, temores e a própria personalidade para, então, saber se relacionar com alguém”, afirmou.

Sem restrições

Segundo o casal Renato e Cristiane Cardoso, o livro lançou “Namoro Blindado, o seu relacionamento à prova de coração partido” não é exclusivo para um grupo específico. Não existe idade mínima ou máxima, basta estar em busca do amor e de um relacionamento saudável para “degustar” o trabalho. Ele é para jovens, adultos, viúvos, casados e divorciados.

“O adolescente vai querer ler e o pai vai se sentir confiante para conversar com os filhos sobre o assunto depois de ter lido. Namorados e noivos encontrarão respostas para dúvidas e questões. A leitura é leve e descontraída, mas rica de conselhos práticos, argumentos inteligentes e com os dois pontos de vista: do homem e da mulher”, enfatiza Cristiane.

Três perguntas

Muitos solteiros já leram ‘Casamento Blindado’, como uma forma de se antecipar aos possíveis erros. O que eles podem encontrar de diferente neste novo livro?

Cristiane - ‘Namoro Blindado’ se aprofunda muito mais no assunto sobre o que deve acontecer antes do casamento para evitar o seu fracasso. É um manual para antes, durante e depois de namorar, seja qual for a idade.

Qual é o assunto que deve mais chamar atenção nessa nova publicação?

Renato - Há vários assuntos que mexerão com o leitor. Muitos ficarão surpresos ao descobrir como chegamos aqui no mundo dos relacionamentos, nessa desordem e banalização generalizada do amor que vemos hoje. Mas vão entender e aprender como fazer diferente.

Manaus poderá ser incluída na turnê de lançamento?

Cristiane - O livro já chegou a algumas livrarias e deve alcançar todo o País este mês, incluindo Manaus.

Renato - Ainda não há data para um evento de lançamento na capital manauara, mas esperamos poder visitar em breve!

Destaque

Renato e Cristiane Cardoso se casaram em 1991 e têm um filho. Antes de retornarem ao Brasil em 2011, viveram por 21 anos em três países, onde fizeram palestras, trabalhando em acompanhamento e aconselhamento de casais e solteiros. Além de ministrar cursos e palestras sobre relacionamentos semanalmente, são apresentadores do programa “The Love School – A Escola do Amor”. Renato é educador familiar e matrimonial, certificado pelo National Marriage Centers de Nova York. Cristiane é autora dos best-sellers “A Mulher V” e “Melhor Que Comprar Sapatos”.