Publicidade
Entretenimento
Aprovação UEA

Aprovados no processo seletivo da Universidade do Estado do Amazonas comemoram conquista

Lista com nomes dos 5.060 aprovados foi divulgada nessa quinta-feira (02).  Calouros aproveitaram para festejar vitória na reitoria da UEA 03/02/2012 às 11:45
Show 1
Cenas de nervosismo e ansiedade diante da incerteza de ver o nome no painel eram comuns na tarde dessa quinta-feira
Carolina Silva Manaus

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulgou, na tarde dessa quinta-feira (02), a lista dos 5.060 candidatos aprovados nos 27 cursos de graduação oferecidos no Processo Seletivo de 2011 para acesso em 2012. Ao todo, foram 56 mil inscritos.

 Para quem estava aguardando ansiosamente o resultado depois de uma maratona de estudos, uma sensação de dever cumprido ao ver o nome entre os mais de 5 mil aprovados. É o caso da caloura Yuki Oka, 18, aprovada em primeiro lugar no curso de Administração. “Depois de um ano de muita correria, estudando na escola e no cursinho, senti um alívio com a aprovação”, conta.

 Já o sonho de Letícia Santos, 18, em ser uma empresária de sucesso ganhou reforço. A jovem também está entre os calouros do curso de Administração, o terceiro mais disputado do certame. Foram 5.102 inscritos para 106 vagas.

 “Eu pretendo ser a melhor na minha área e meu sonho é abrir uma grande loja de artigos esportivos”, revela Letícia. E para começar bem a vida acadêmica, a caloura pediu da mãe um dia no salão de beleza para o primeiro dia na universidade. “Vou me esforçar para dar o presente a ela porque merece”, garantiu a copeira Ledimar Oliveira, 44, mãe de Letícia. Das 5.060 vagas, mais de 1,6 mil foram disponibilizadas com a criação dos cursos de Bacharelado em Saúde Coletiva, Tecnologia em Gestão Pública e Tecnologia em Agrimensura.

Maíra Farias, 19, vai fazer parte da primeira turma do curso de Bacharelado em Saúde Coletiva e, segundo ela, um motivo a mais para comemorar. “Ter sido aprovada já merece uma comemoração, e mais ainda por ser a primeira turma desse curso”, destacou a estudante.

A jovem já está cursando o terceiro período do curso de Enfermagem em uma faculdade particular, mas pretende se qualificar ainda mais na área de saúde. “Vi que os conteúdos do curso são mais abrangentes o que me favorece em informações”, explicou Maíra.

O primeiro colocado geral no vestibular foi o candidato Lucas Pedrosa Fernandes, 17 aprovado no curso de Direito, graduação com maior concorrência. Ele, que nem ao menos chegou a fazer cursinho, disse que esperava pela aprovação já que fizera boa pontuação no PSC. Mas admitiu ter se surpreendido ao saber que havia sido o primeiro colocado geral no vestibular.

Foram disponibilizadas 90 vagas e 5.842 candidatos se inscreveram. O curso de Medicina foi o segundo mais concorrido. Ao todo, 6.828 candidatos disputaram 125 vagas. A lista de aprovados está disponível no endereço eletrônico wwww.uea.edu.br, no prédio da reitoria da UEA, e também em um caderno especial veiculado hoje por A CRÍTICA.